Home  > Notícias do Varejo  > EJA de Indaiatuba recebe Conexão Social

EJA de Indaiatuba recebe Conexão Social

Conexão Social Sindivarejista foi apresentado aos alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba

Os professores Gastão e Poupança entoaram, nesta quarta-feira (26/05), com cerca de 40 alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), de Indaiatuba, o rap do Gastão, cujo refrão repete a principal mensagem da encenação teatral: "Atenção quando for comprar. Pense bem antes de gastar. Vamos juntos aprender o orçamento familiar". O jornal Tribuna de Indaiá, de Indaiatuba, divulgou em sua edição do dia 24/05 (clique no link abaixo) esta atividade do programa Conexão Social Sindivarejista, que chegou aos alunos da cidade nesta quarta-feira (25/05) e teve continuidade na quinta-feira (26/05).

Educadores aprovam

Com início às 20h de quarta-feira, no Pavilhão da Emef Vicente Bernardinetti, a atividade teve grande participação do grupo, que aplaudia e vibrava junto com as personagens Gastão e Poupança. Para a professora e orientadora da escola, Tânia Regina Cataldi Milan, o projeto vem ao encontro da realidade dos alunos do EJA. "A questão do orçamento familiar é relevante para o dia-a-dia deles, e a partir do que foi proposto aqui pelo Conexão Social nós vamos trabalhar o conteúdo em sala de aula, nas disciplinas como matemática e alfabetização", afirma Tânia.

Com o texto do rap, por exemplo, a professora acredita que vai ser possível estudar português. "Fica mais fácil puxar o conteúdo. O pessoal do Conexão fala a língua dos alunos, eles são engraçados e animam. Agora vamos esperar as outras etapas, que certamente serão um grande auxílio para o professor", conclui.

O coordenador Luiz Falceti também aprovou a apresentação do Conexão Social e sentiu uma boa aceitação dos alunos. "Eles demonstraram que gostaram bastante. Achei bem explicativo e interessante. Eles precisam desta motivação, porque é sacrificado para eles que trabalham durante o dia virem estudar à noite. As turmas começam cheias no início do ano e depois vão se esvaziando", fala o coordenador.

Alunos adotam medidas

Para a aluna Ana Maria do Nascimento, de 38 anos, o conteúdo do Conexão Social vai ser útil em sua vida, porque ela acha que gasta muito com roupa. "Não sou de fazer economia e gostei das ideias do orçamento. Vou passar para a família."  Para José Onildo Arruda, 45 anos, que trabalha com construção, a principal lição foi que existe solução para o orçamento estourado. "A pessoa não precisa ter instrução para saber economizar. Eu já sei me controlar, não faço dívida, porque já achei a solução, do mesmo jeito que a família Oliveira. Mas achei tudo muito interessante." A família Oliveira é uma família fictícia do Conexão Social Sindivarejista.

O motorista executivo Marcelo Claudino Filho, 35 anos, também já passou pela situação da família Oliveira, de aprender a cortar gastos. Mas ele revela que quem o ajudou a fazer isso foi sua mulher. "Aprendi a administrar. Tudo que eu faço hoje eu anoto. Minha esposa me ensinou, há dois anos. O resultado foi a compra de um carro e uma TV. Ainda pago pensão e tenho um filho de 13 anos. Consigo tudo isso com salário de R$ 1.300,00", comemora. O que ele acha que mais lhe acrescentou na apresentação foi a questão do lixo seletivo, que ele ainda não pratica, mas agora vai pensar em fazer em casa.

Emef Leonel José Vitorino Ribeiro

O Programa Conexão Social prosseguiu na quinta-feira, com duas apresentações dos personagens Gastão e Poupança aos 135 alunos da Emef Leonel José Vitorino Ribeiro. Aos 65 anos, a aluna Benedita Pereira da Silva Dutra fez questão de se sentar na primeira fila para receber de perto todas as dicas sobre consumo sustentável embora, para ela, a prática já esteja incorporada à sua rotina. “Se eu estou na cozinha, costumo apagar as luzes do resto da casa. Na hora de lavar a louça, primeiro passo o sabão em tudo e só depois ligo a torneira para enxaguar”, conta Benedita, que também separa o lixo. O exemplo já é seguido pelos quatro netos. “Minha neta de dez anos já sabe economizar”, diz orgulhosa.

Já o aluno Juscelino de Andrade, 22 anos, nunca tinha ouvido falar em consumo sustentável e orçamento familiar. “Aprendi como fazer as contas para economizar e onde usar o dinheiro. Se eu economizar sempre vai sobrar. Vou passar o que aprendi para a minha família, vamos fazer o orçamento juntos”, disse bastante empolgado.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Maria Augusta de Castro Nogueira, o Conexão Social vai enriquecer bastante o conteúdo ensinado aos alunos. "Já trabalhamos o consumo sustentável por meio de panfletos de lojas e supermercados, mas não de uma forma efetiva. Os alunos têm noção de quanto gastam, mas não sabem colocar no papel, fazer a conta.”

Programação

Nos dias 29 e 30 de junho o Conexão Social Sindivarejista retorna às duas escolas, desta vez com uma outra atividade. Os alunos participarão de uma oficina onde adaptarão o orçamento do Professor Gastão, que sempre está no vermelho, sugerindo cortes nas despesas para que no final do mês ele não precise mais recorrer ao cheque especial.

Clique aqui para ver a matéria.