Home  > Notícias do Varejo  > Em entrevista ao Correio, Sanae fala sobre inclusão digital

Em entrevista ao Correio, Sanae fala sobre inclusão digital

Presidente do Sindivarejista fala sobre a importância da automação comercial e planos de criar oficinas de informática para a inclusão digital dos comerciantes

Entidades comerciais de Campinas criaram iniciativas para diminuir a distância dos pequenos empresários e os programas de automação comercial. A Acic, por exemplo, firmou parceria com a IBM para oferecer softwares e servidores a valores menores para os comerciantes.

O objetivo, segundo o superintendente da associação, Luiz Eduardo Drouet, é aumentar a competitividade dos pequenos. “O consumidor que compra nos mercados de bairro é o mesmo que frequenta os grandes magazines. Eles são exigentes, bem informados e querem uma compra rápida e segura. Senão se modernizam, os comerciantes irão perder fregueses disse.

Com a parceria, os varejistas poderão adquirir servidores por R$ 2 mil – preço equivalente a de um computador doméstico. E o valor pode ser financiado em até seis vezes. A ideia da IBM é, aos poucos, ir apresentando produtos cada vez mais sofisticados aos comerciantes.

“Para a IBM também será um desafio lidar com este público. Mas é algo muito interessante, porque ela irá atender uma fatia do mercado interessada em investir em tecnologia, mas conhece pouco sobre assunto”, explicou o superintendente.

O Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista) também se move da direção de levar a automação a seus associados – e vai criar oficinas de informática para promover a inclusão digital dos comerciantes.

De acordo com a presidente do sindicato, Sanae Murayama Saito, a maioria dos varejistas tem mais de 40 anos e não nasceu na era digital. “Vamos ter que apresentar a máquina a eles, começando com programas básicos, como Excel, e ensiná-los a fazer planilhas. Aos poucos vamos introduzindo os softwares, mas também algo básico, que todos consigam usar sem problemas”, explicou Sanae.

Fonte: Correio Popular