Home  > Notícias do Varejo  > Empresário do comércio termina 2012 mais otimista aponta Ibre/FGV

Empresário do comércio termina 2012 mais otimista aponta Ibre/FGV

Os empresários do varejo estão com a confiança em alta, demonstra o Índice de Confiança do Comércio (Icom), do Ibre/FGV

Os empresários do varejo estão com a confiança em alta, demonstra o Índice de Confiança do Comércio (Icom), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), divulgado esta semana.

Na média do quarto trimestre de 2012, o índice subiu 1,5% ante o mesmo período do ano anterior, o melhor resultado da série histórica, iniciada em março de 2010. O resultado, porém, não seria tão positivo não fossem os incentivos do governo para a compra de veículos. Sozinho, o item que mede a confiança relativa às vendas de automóveis, motos, partes e peças, avançou 8,2% na comparação com igual período do ano anterior, resultado também recorde.

No trimestre imediatamente anterior, até novembro do ano passado, a variação havia sido de 4,3%. "A tendência é que a retirada dos incentivos para a compra de duráveis afete o resultado do índice nos próximos meses", destacou o consultor técnico do Ibre/FGV Jorge Braga. Na contramão, os empresários do varejo restrito, que exclui os segmentos de veículos e material de construção, demonstraram pessimismo com os negócios. Para este grupo, o Icom caiu 0,9% na média do trimestre até dezembro de 2012, após registrar alta de 0,4% no trimestre até novembro.

No varejo restrito, a confiança nos segmentos de hipermercados e supermercados (+6,9%) e combustíveis e lubrificantes (+2,5%) ainda puxou o grupo, mas móveis e eletrodomésticos apresentaram desempenho negativo de 9,6%. "Isso pode ser um reflexo das expectativas para os próximos meses, quando deverá ter redução gradual dos incentivos do governo", justificou Braga, acrescentando que o comprometimento da renda das famílias com dívidas também tem influenciado a confiança do setor. O consultor do Ibre/FGV destacou que o comércio apresenta expectativas abaixo da média histórica. O Índice de Expectativa até dezembro está abaixo da média.

Fonte: DCI