Home  > Notícias do Varejo  > Empresários usaram a criatividade para driblar a crise em 2015

Empresários usaram a criatividade para driblar a crise em 2015

Veja histórias inspiradoras de comerciantes que buscaram alternativas para manter as vendas em alta e evitar demissões.

Comerciantes do Cambuí que criaram um programa de fidelidade para vender mais. Foto: Adriano Rosa

Não é fácil ser empresário em momentos em que a economia está pra lá de pessimista. Em 2015, os juros, a inadimplência e a inflação subiram, enquanto a renda e o crédito caíram. Para lidar com um cenário desse, comerciantes têm usado a criatividade para atrair mais clientes, colocado o pé no freio e investido em ideias para reduzir os custos e aumentar o número de consumidores na loja.

E, para que você também sinta-se inspirado a melhorar o desempenho da sua empresa, o SindiVarejista foi atrás dessas ideias e ouviu os comerciantes que buscaram saídas para a crise.

Entre eles, está um grupo de empresários do Cambuí que criou um programa de fidelidade. Dessa forma, em cada estabelecimento que integra a rede – são 24 no total – há um catálogo com cupons de descontos que podem ser usados nas unidades participantes.

Um dos idealizadores do programa, o proprietário da academia 40+ Luis Basolli, explica que sentiu que o número de matriculados poderia cair neste ano e resolveu logo criar um plano para evitar. “Vários parceiros tiveram queda de 20%, 30% neste ano. A ideia serviu para estimular os negócios do nosso bairro, que tem os mais variados serviços”, disse Basolli que conta que a amizade também surgiu entre empresários vizinhos que mal se conheciam até então.

Sentindo o impacto nas vendas, o dono da rede de lojas RCA Utilidades, Clodoaldo Soave, também resolveu colocar a mão na massa. Após assistir a uma redução de 50% nas vendas, ele ampliou sua linha de produtos, passando de apenas eletrodomésticos para também sofás, camas, colchões e outros, com objetivo de recuperar e obter novos clientes. “Também tracei uma meta única da loja e não mais individualizada para cada vendedor, o que fez com que todos se empenhassem juntos, sem concorrência”, conta.

Soave também reduziu a meta diária e costuma pagar bônus quando o resultado é positivo. Para vender ainda mais, recentemente lançou um feirão com preços promocionais Varejistas inovam e desenvolvem soluções para mercadorias de mostruário e com pequenas avarias.

“Consegui recuperar a queda nas vendas e já temos crescimento.” Na rede de supermercados Pague Menos, que conta com 21 lojas na região de Campinas, a negociação com fornecedores permitiu um maior tipo de produtos ofertados aos clientes e, consequentemente, promoções temáticas toda semana. Com isso mantiveram as vendas no mesmo nível do ano passado e impediram a queda. O gerente comercial da empresa, João Antonio de Souza Junior, explica que, aumentando a gama de produtos e marcas nas lojas, foi possível atrair mais clientes. “Também negociamos mais com nossos fornecedores para manter o preço repassado ao consumidor final”, disse.

Para o ano que vem, a empresa pretende ampliar a estratégia adotada de criar um tema para as ofertas da semana. “Tudo isso, além da redução de gastos, nos ajudou a não registrar queda. Mesmo não conseguindo crescer mais do que a inflação, avaliamos que conseguimos passar pela crise sem grandes prejuízos”, disse.

Você também encontra essa reportagem na última edição do Nosso Varejo. Baixe agora!

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br