Home  > Notícias do Varejo  > Encontro discute os principais desafios da gestão de Resíduos Sólidos

Encontro discute os principais desafios da gestão de Resíduos Sólidos

Encontro realizado no dia 19 de julho no SindiVarejista reuniu empresas e agentes públicos que discutiram as demandas e desafios do setor.

O SindiVrejista realizou na última terça-feira (19) um debate sobre Resíduos Sólidos e os desafios que as empresas, o poder público e a sociedade enfrentam em relação ao assunto. O encontro contou com a presença de agentes públicos e empresas que atuam na área.

PalestrasResiduos_0013
Palestrantes que participaram do evento. Foto: Adriano Rosa.

Para os palestrantes, o gerenciamento responsável dos Resíduos Sólidos ainda é um desafio, que demanda investimento, uma mudança cultural da sociedade, além de incentivos políticos e sociais. Dados apresentados apontam que são gerados por dia 7,2 bilhões de Resíduos Sólidos no mundo.

Para Alexandre Gonçalves, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Campinas, é preciso mais recursos e investimentos para que seja feito um gerenciamento responsável do lixo da cidade. “A taxa do lixo que é cobrada no carnê de IPTU é deficitária e temos despesas para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Todo mundo sabe quanto gasta de luz ou energia em sua casa, mas ninguém sabe qual o custo do gerenciamento do lixo”, afirmou. O custo per capita em Campinas para gerenciamento dos resíduos é de R$ 114,00.

O vereador Luiz Carlos Rossini, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, também levantou um alerta sobre a necessidade de mudança de hábitos das pessoas em relação ao consumo e como os excessos impactam de forma muito significativa no meio ambiente. “Precisamos de um novo modelo de organização que não seja pautada no consumo”, afirmou.

Com o mesmo discurso, Cristiane Lima Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade FecomercioSP, falou da importância de reduzir o desperdício e apresentou aos presentes o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que tem com propósito valorizar boas práticas realizadas em empresas. As inscrições para a edição 2017 se iniciam neste semestre.

Empresas

O encontro também contou com a presença de duas empresas quer realizam trabalham inovadores, que englobam logística reversa e destinação correta do lixo.

Juliana Martinek Salgado, da Essencis, contou sobre o trabalho realizado na empresa que tem como foco soluções em logística reversa. A empresa recebe materiais de outras companhias, faz o processo que inclui descaracterização e separação, e realiza a destinação correta, incluindo o reaproveitamento desses itens. “Um dia os aterros vão acabar. Por isso, precisamos criar alternativas, recuperando materiais que antes eram levados para os aterros”, afirmou.

Também participaram do encontro, representantes da ERS do Brasil, empresa com sede no Canadá, Estados Unidos, China, Alemanha e aqui, em Indaiatuba. A multinacional realiza a transformação de lixo eletrônico em matéria-prima ou até produto final, como um banco produzido pela empresa. “Toda a tecnologia que usamos foi criada pela empresa e não existe qualquer tipo de rejeito. O que sobra é enviado para parceiros para reciclagem”, afirmou Fernanda Pincinatto, representante da ERS do Brasil.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o encontro foi bastante enriquecedor e permitiu que o assunto fosse debatido de forma muito espontânea entre os participantes. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos é um assunto de responsabilidade de todos nós, seja empresa, poder público ou sociedade. Por isso, avaliamos esse encontro como bastante positivo”, disse.

Confira os materiais e conteúdos usados nas apresentações:

Vereador Luiz Carlos Rossini

Alexandre Gonçalves, diretor do DLU Campinas

Cristiane Lima Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade FecomercioSP

Essencis

ERS do Brasil

PalestrasResiduos_0104xxxx
Vereador Luiz Rossini

PalestrasResiduos_0241

PalestrasResiduos_0384
Cristiane Lima Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade FecomercioSP
PalestrasResiduos_0564