Encontro empresarial destaca a importância da ISO 26000

by Webmaster | 28/10/2010 12:16

Os desafios e as oportunidades trazidos pela ISO 26000, norma internacional de responsabilidade social que será lançada em dezembro desse ano, foi o tema central da Rodada de Inovação promovida na última quarta-feira, 27/10, em parceria entre o Senac Campinas e o Sindivarejista de Campinas e Região.

O evento realizado no Senac contou com a participação do especialista e consultor em responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental de empresas e entidades, entre elas o Instituto Akatu, Aron Belinky, da coordenadora pedagógica do Projeto Conexão Social do Sindivarejista, Edna Borges, e da técnica de desenvolvimento profissional do Senac Campinas, Fátima Regina Colevate.

Como secretário executivo do GAO – Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000 (Responsabilidade Social) -, Aron Belinky falou sobre o processo de elaboração, que teve início em 2004 e culminará com a publicação do texto final no início de novembro.

Durante o encontro empresarial, Aron destacou a participaç&atatilde;o do Brasil em todo o processo, bem como a importância da norma. “A ISO 26000 vem para identificar, selecionar e traduzir os acordos globais à gestão cotidiana das organizações.Não se trata de uma norma certificada”, resumiu. A ISO servirá como ferramenta que irá nortear a sociedade em vários setores como direitos humanos, práticas trabalhistas, responsabilidade social, meio ambiente e governança organizacional.

Uma vez publicado o texto, o processo de construção da ISO 26000 segue para uma nova etapa, que consistirá na sua disseminação entre todos os segmentos da sociedade. “A implementação da ISO 26000 é um caminho, não um pouco de chegada”, concluiu Aron.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/encontro-empresarial-destaca-a-importancia-da-iso-26000/