Então é Natal, veja o que você pode fazer para vender mais!

03 . dez . 2018 Imprimir esse Artigo

Entramos no mês de dezembro e o clima já é de Natal. Shoppings, centros comerciais, parques, casas e prédios enfeitados e cheio de luzes. O Natal chegou com tudo! A data, que acalenta o coração de muita gente, é a mais esperada do ano pelo comércio, já que as pessoas estão com o 13º no bolso e dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os entes mais queridos e até o pessoal do trabalho.

E como andam as ações da sua empresa para as vendas deste fim de ano? Quer impulsionar as vendas e fazer da sua empresa um sucesso nesse final de ano?

Preparamos uma lista de Natal juntamente com o Sebrae para ajudar você. São dicas para sua estratégia de vendas. É mais do que hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar já para colher frutos no final do mês!

– Atraia o público com uma decoração temática: o espírito natalino precisa estar presente na sua loja, não deixe faltar árvore de Natal, bonecos de Papai Noel e seus ajudantes, e réplica das renas.

– Aproveite os retardatários: você sabe que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora. Ajude o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.

– O Pós-Natal gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano. Então, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Quem sabe em uma troca você não causa uma boa impressão e consegue vender ainda mais? Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Que tal vestir a sua vitrine de branco? Mas não esqueça as outras simpatias. Afinal, o amarelo pode trazer ainda mais prosperidade para o seu negócio.

– Informe os prazos para a devolução e troca de presentes: nem sempre acabam acertando o nosso gosto e é muito comum que a semana depois do Natal se transforme numa saga para trocar os presentes

– Já ouviu falar em “boxing day”? A data tem se popularizado como uma alternativa à Black Friday. Há lojas que aproveitam o dia para organizar os saldos e reduzir drasticamente o preço dos produtos não vendidos no Natal.

– Faça promoções: determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo. Com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.

–  Já pensou na categoria “presentes quentes”? O nome é uma criação nossa, mas basicamente são os produtos mais procurados na temporada. A dica aqui é incentivar a compra de itens que são a febre do momento.

– Fidelize os clientes: o Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também é um ótimo momento de criar relações duradouras com os clientes, por meio de um bom produto e de um atendimento impecável.

– Solucione problemas: o cliente vai até a sua loja e vai sentir vontade de voltar se você oferecer soluções rápidas para as necessidades dele.

– Entenda as objeções do cliente: argumente e estimule o interesse do cliente no seu produto.

– Organize a loja: a boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra.

– Esteja nas redes sociais: ser ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. (LEIA MAIS ABAIXO)

– Crie ótimas condições de pagamento: descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento são boas formas de estimular o consumo.

– Nem só de presentes vive o Natal: um dos grandes atrativos do fim de ano é a conexão das pessoas. Isso quer dizer que o seu negócio de alimentação e decoração também vai ser muito demandado.

– Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você. Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Afinal, muita gente deixa as compras de fim de ano para a última hora e estar aberto por mais tempo poderá gerar ainda mais vendas. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento.

REDES SOCIAIS

– Se você quer crescer e ter seu conteúdo cada vez mais consumido, lembre-se: patrocinar posts no Facebook e Instagram pode ajudar muito na hora da sua empresa se destacar. É uma forma fácil de fazer um investimento que cabe no bolso com um excelente custo benefício. Em poucos cliques, você define faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial. E, claro, chegar mais longe.

– Call to Action significa “Chamada para ação”. E para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso. E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer. Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca. Um detalhe simples, mas que faz muita diferença.

– Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? A sua marca também deve ser assim. Então, ao fazer uma descrição de perfil nas redes sociais da sua loja, use o tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. Tenha um equilíbrio entre ser divertido e informal, e ser profissional e formal quando precisar. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria.

– O Instagram é o lugar da sua marca mostrar a cara. Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição. Uma outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos. Os clientes acham sua empresa no mapa e você acha o caminho das vendas.

 


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