Home  > Notícias do Varejo  > Entrega ágil é estratégia dos lojistas para garantir vendas

Entrega ágil é estratégia dos lojistas para garantir vendas

Redes como Leroy Merlin e Etna expandem presença virtual, elevam linha de produtos à pronta entrega e até alugam carro para o cliente levar a compra

etnaPara atender o consumidor que busca retorno imediato nas compras de produtos para casa e construção, os lojistas do ramo têm investido na venda de itens à pronta entrega. Na Etna e Leroy Merlin a prática virou estratégia para tentar reaquecer os negócios e voltar a crescer apesar da recessão.

Na Leroy Merlin, por exemplo, a multicanalidade tem sido a aposta para garantir vendas. Agora, o consumidor pode verificar os itens em estoque por meio da internet e, para garantir a compra, a empresa tem oferecido até aluguel de carro para firmar mais negócios. “Estamos trabalhando pensando no futuro. Queremos nos tornar uma varejista totalmente omnichannel. Ao oferecer a consulta do estoque ao consumidor, estamos estabelecendo uma relação de transparência com nossos clientes. Ele consulta, vem à loja e leva. É mais uma facilidade para atender esse cliente mais exigente e imediatista que temos atualmente”, explicou ao DCI um dos diretores da Leroy Merlin, Rodrigo Crixi. Segundo ele, outros serviços como instalação em domicílio também têm sido utilizados para atrair público.

As ações da Leroy Merlin vêm para tentar reverter uma queda de 10,8% no faturamento das varejistas de móveis e decoração, acumulada nos últimos 12 meses, de acordo com dados da Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

No intuito de dar mais comodidade ao cliente, a varejista tem testado em três lojas um modelo de aluguel de picapes para o transporte dos itens comprados, com o objetivo de garantir que o consumidor economize gastos com frete.

“Por R$ 39,90 o cliente aluga uma picape por duas horas. Ele pode deixar o seu veículo no estacionamento e levar os móveis com o nosso automóvel, já pronto para receber os diferentes tipos de materiais que são comercializados. Sai mais em conta que custear um frete, por exemplo”, afirma.

Com relação ao acesso remoto ao estoque da loja, Crixi, garante que a ferramenta facilita o planejamento dos compradores. “É bem semelhante com o que já acontece no e-commerce. Nós deixamos bem claro no site os itens que a loja buscada possui e o número de peças disponíveis. Isso nos deixará mais próximo de se tornar uma marca multicanal”, detalha ele.

Para o executivo, as ações visam reverter uma estagnação nas vendas, que estão hoje no mesmo nível do observado no ano passado. Agora, mesmo sem abrir números, o executivo diz que é possível falar em leve crescimento. “O segundo semestre é, tradicionalmente, melhor para o nosso varejo. Esperamos crescer este ano.”

No entanto, na opinião do presidente do Sincomavi, Reinaldo Correa, frente à recessão e diminuição da venda de imóveis, a recuperação do setor só deve acontecer a partir de 2017. “Toda a cadeia do comércio e de serviços acaba sendo afetada com a redução no número de lançamentos e da venda de imóveis usados.”

Pronta entrega

Concorrente da Leroy Merlin, a Etna passou agora a oferecer a seus consumidores a opção de pronta entrega de alguns itens comercializados na rede. O recurso tem sido implantando em conjunto com o conceito de autosserviço da rede.

Segundo a empresa, objetivo é atender uma demanda antiga dos consumidores que antes tinham de esperar para receber suas compras em casa.

Entre os itens que estarão disponíveis para adquirir e levar estão poltronas, estantes, mesas de centro, racks, berços, cristaleiras, cadeiras, criados mudos, gaveteiros e outros.

“O cliente poderá anotar, em uma tabela disponibilizada em loja, o código e a rua indicados nas etiquetas vermelhas dos produtos e retirá-los desmontados no andar térreo”, esclarece a Etna, em nota.

A empresa informa ainda que as unidades Berrini, na zona sul de São Paulo, e Campinas, no interior do estado, são as primeiras a trabalhar com o novo conceito adotado. A varejista prevê que, em breve, todas as lojas terão o modelo.

Fonte: DCI