Home  > Notícias do Varejo  > Especialista de retenção em RH faz palestra no Sindivarejista

Especialista de retenção em RH faz palestra no Sindivarejista

Ana Maria de Freitas promoveu atividades com público que assistiu à sua apresentação na manhã do dia 2/10. Próximo encontro acontece dia 15, sobre avaliação de desempenho

O projeto Conexão Empresarial Sindivarejista apresentou nesta terça-feira, 02, a palestra “Estratégias para Aquisição e Retenção de Profissionais”. A psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas Ana Maria de Freitas apresentou, debateu e promoveu atividades com o público que assistiu à apresentação na sede do sindicato.

O encontro foi o terceiro do Ciclo de Palestras sobre ações em Recursos Humanos promovido pelo Sindivarejista em parceria com a ABRH Campinas. No próximo dia 15 (terça-feira) acontece o quarto e último encontro. Nele o tema “Avaliação de Desempenho com Foco em Competências” será debatido com a tamb&eaceacute;m psicóloga e especialista em RH, Sueli Leão Leutewiler Balthazar. 

A palestra

Ana Maria transformou sua apresentação em um grande debate com o público presente e quis saber quais eram as maiores dificuldades no dia a dia das empresas do varejo. A maioria afirmou ser a grande rotatividade de funcionários que acaba dificultando e afeta diretamente o desenvolvimento. “Temos que reinventar a gestão. O varejo faz milagre porque é uma das áreas que mais sofre com isso. Mas, não existe receita. Temos que apresentar toda a qualidade e oportunidades de crescimento e desenvolvimento do funcionário no local onde trabalha. Não é fácil”, afirmou. Ela deu ideias e dicas de como fazer isso. Uma das sugestões ocorreu com uma empresa que passou a “mimar” a família do funcionário. “Ações simples como presentear a esposa de um funcionário que acabou de ter um bebê. Dar certos privilégios que vai deixar a família feliz e com isso, o funcionário fica feliz e passa a trabalhar melhor. A empresa ganha com isso”.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, ressaltou que é preciso que as empresas do varejo lembrem da parceira que possui com o Sesc onde os funcionários de todas essas empresas podem se inscrever e utilizar de forma gratuita as diversas atividades disponíveis. “Quando for admitir o profissional é preciso entregar a ficha de inscrição para o Sesc. Lá, toda a família do funcionário pode aproveitar um ambiente de lazer e de cultura. Quem banca isso são os empresários do comércio e temos que lembrar disso. É um benefício importante e muitas vezes esquecido”. Ela também lembrou que há cursos gratuitos no Senac para os filhos e até mesmo para os funcionários em diversas áreas.

Talentos

Na sequência da palestra a psicóloga falou um pouco da importância de saber ter, desenvolver e reter um talento. “É preciso saber qual o talento que cobre as necessidades de seu negócio. Mas é importante ter funcionários que não sejam talentos. Imagine uma empresa que só tem colaboradores com este perfil. Tem que existir um equilíbrio. Para descobrir quem é essa pessoa é importante observar características como aquela pessoa engenhosa, que tem habilidade para lidar com várias coisas e situações e uma capacidade incomum. E isso não está atrelado a sua formação. Isso é característica pessoal que pode ser adquirida com experiência também. Ela vai trazer o diferencial para a sua empresa. Muitas vezes tem o funcionário com uma formação excelente, mas que não tem atitude e nem entrega”.

Ana Maria também explicou que a própria empresa pode auxiliar e descobrir nos próprios funcionários este perfil e saber como utilizar. “Já vi acontecer empresas que descobrem talento em certo funcionário e acaba o promovendo para outro setor, mas aquilo não tem nada a ver com ele. Acaba matando a produtividade”, explicou.

 A palestrante elencou ferramentas disponíveis para obtenção de funcionários entre eles ela destacou Linkedin, Hunting, Networking, recrutamento interno, banco de dados e até consultorias especializadas.

No final da apresentação Ana Maria sorteou um livro entre os presentes.

Agende-se:

Data e tema da próxima palestra:
15 de outubro – Avaliação de Desempenho

Os encontros acontecem na sede do Sindivarejista na Rua General Osório, 883 – 4° andar – Centro.
Para inscrição e mais informações ligue: 3775-5560 ou mande e-mail paraatendimento@sindivarejistacampinas.org.br

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br