Home  > Notícias do Varejo  > Especialista do Senac dá curso de Recrutamento e Seleção nesta 3ª

Especialista do Senac dá curso de Recrutamento e Seleção nesta 3ª

Segunda aula acontece na próxima terça-feira, dia 26. Entre os temas discutidos destaca-se cultura organizacional da empresa e o mercado de trabalho

O Projeto Conexão Empresarial Sindivarejista promoveu na manhã desta terça-feira (19) a primeira aula do curso de Recrutamento e Seleção no Varejo com a especialista e professora de Administração e Negócios do Senac, Andréa Goulart. Cerca de 20 pessoas participaram do início do curso intensivo que terá sua segunda e última aula na próxima terça-feira, dia 26. Ao todo são oito horas de carga horária dividida nesses dois dias. O aluno com 100% de presença participará do sorteio de um e-CNPJ.

Entre os temas que começaram a ser discutidos estão a cultura organizacional da empresa e o mercado de trabalho, postura ética do profissional de recrutamento e seleção, recrutamento de pessoal e processo seletivo.

Para o primeiro dia do curso a especialista pediu para os presentes fazerem um círculo para quebrar um pouco o clima formal de palestra e começou a passar conceitos de Recrutamento e Seleção. “É preciso que as empresas tenham uma política de Recrutamento e Seleção definida. Isso é importante por vários motivos, inclusive para saber onde buscar esse profissional que é a base do processo”, afirmou.

Ela chamou a atenção para algo comum nas empresas. “Quando está ocorrendo um processo seletivo, é importante que setores vitais saibam desse processo. Imagina o candidato que chega na recepção e fala para a atendente que não tem conhecimento do processo. Isso é muito comum de ocorrer. A empresa já começa perdendo porque a sensação de desorganização grita nessa hora”, disse Andréa.

Ela destacou a importância de fazer um roteiro. “Tem que saber onde quer chegar. Uma entrevista por Competência bem feita não tem erro na escolha do profissional”, alegou.

Ela ainda destacou algumas práticas que devem ser adotadas pelo setor de recrutamento das empresas do varejo:

– Descrever o cargo e suas atribuições;
– Conhecer a cultura da empresa e qual tipo de colaborador ela precisa;
– Anunciar em lugares estratégicos;
– Conhecer bem as técnicas de seleção

SAIBA MAIS

Curso de Recrutamento e Seleção no Varejo
Carga Horária do Curso: 8 horas

4 horas – 19/08/2014;
4 horas – 26/08/2014;

Público alvo: Empresários e gerentes do comércio varejista.

Programa:

• Cultura organizacional da empresa e mercado de trabalho.
• Postura ética do profissional de recrutamento e seleção.
• Recrutamento de pessoal.
• Processo seletivo.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br