Especialista em Atendimento abre Grupo de Estudos de RH

by Webmaster | 16/04/2014 10:56

A palestrante e especialista em atendimento ao cliente, Regina Baú, abriu na manhã da última terça-feira, 15, os trabalhos do Grupo de Estudos RH no Varejo do Sindivarejista. A apresentaç&aatilde;o contou com um público de cerca de 30 pessoas que assistiram a palestra com o tema “Autoconhecimento como Competência”. A especialista apresentou conceitos e definições além de dinâmicas e interagiu com os presentes.

Além da palestra as coordenadoras e a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, explicou como será o funcionamento do grupo que terá como foco principal dos encontros mensais deste o tema: Gestão de Recursos Humanos no Varejo. A reuniões acontecerão sempre às quartas-feiras das 9h ao meio dia. Nos encontros um tema ou case será o assunto central que vai estimular debates e discussões de casos. O grupo está aberto e o limite de vaga é de 15 pessoas.

A intenção é trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e buscar soluções para a prática de recrutamento e seleção, comunicação interna e o preventivo trabalhista, que é uma forma de unir o RH com o setor jurídico da empresa, entre outros temas relevantes para a área.

O segundo encontro está marcado para o dia 14 de maio com a presença do gerente do Sebrae-Campinas, José Carlos Cavalcante, que vai falar sobre “Empreendedorismo e Liderança”. No dia 11 de junho será trabalhado o case da Acácia Auto Peças com o tema: "Profissionalização das Empresas Familiares". No dia 16 de julho também será debatido o case de sucesso do Magazine Luíza: "Gestão por Competências". A programação de todo o segundo semestre ainda está sendo planejada e em breve será divulgada.

Palestra

A apresentação da especialista levou quase duas horas e ela quis mostrar que nos todos temos competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e utilizadas. “Todo mundo tem seu baú onde são guardadas coisas importantes ou não. Temos lembranças, sentimentos, habilidades, na verdade temos um conhecimento guardado dentro dele”, afirmou.

Regina enfatizou que conhecimento não compartilhado é como um baú de tesouro perdido no fundo do mar. “De que adianta não compartilhar com outra pessoa tudo aquilo que você aprendeu? O conhecimento só tem valor quando as pessoas souberem que ele está à disposição de outras”, afirmou.

A explicação, segundo a especialista, para que as pessoas não compartilhem seus conhecimentos se chama medo. “Isso é a mais pura burrice e egoísmo. É igual aquele empresário que não quer treinar seus funcionários por achar que eles ganharão conhecimento e vão acabar indo para outro emprego levando o conhecimento recebido. Daí ele não quer saber de melhorar a qualidade do funcionário no atendimento ao cliente e diz pra deixar tudo como está. É preciso mudar esse conceito”, afirmou.

Sobre o grupo

A coordenador do Grupo de RH, Amanda Monte Alto, lembrou da importância de participar de debates do tipo. “Há uma carência grande nessa área e montamos um material baseado nos encontros do ano passado para servir de apoio ao grupo. É uma espécie de cartilha com muitas orientações e dicas que serão distribuídas aos novos participantes e que vai dar uma forma ao grupo de estudos”, afirmou.

A cartilha criada foi batizada de “RH no Varejo como Vantagem Competitiva”. “O RH dentro do varejo será pautado nessa cartilha. Vamos trabalhar vários temas entre demandas trabalhistas, relacionamentos e até prevenção de riscos”, disse a coordenadora.

A participação nas reuniões é gratuita. Quem tiver interesse de fazer parte do grupo ligue para o Sindivarejista: 3775-5560.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[1]

Endnotes:
  1. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/especialista-em-atendimento-abre-grupo-de-estudos-de-rh/