Home  > Notícias do Varejo  > Especialista em RH tira dúvidas e dá dicas em palestra

Especialista em RH tira dúvidas e dá dicas em palestra

Cerca de 30 pessoas tiraram dúvidas e receberam dicas de processos de remuneração e benefícios para beneficiar tanto a empresa quanto os funcionários

Cerca de 30 pessoas assistiram na manhã da última quinta-feira, dia 14, no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista, à apresentação do especialista em Recursos Humanos e Relações Sindicais e Consultor da SAP, João Augusto Magnusson Neto. Ele falou sobre remuneração e retenção de talentos nas empresas. O encontro foi marcado pela interatividade da plateia com o palestrante que em cerca de duas horas apresentou conceitos, deu dicas e tirou muitas dúvidas das pessoas que estavam presentes. 

Neto iniciou a apresentação com uma questão muito comum nas empresas nos dias de hoje. “Como faço para que esse profissional treinado por mim permaneça na empresa?”, perguntou. Ele disse que a pergunta é bastante comum em empresas que apostam em funcionários, os treinam e depois os perdem para outras. “Mas é preciso fazer o treinamento. Se não fizer ele vai fazer besteira. A educação para o trabalho é fundamental”, alertou. 

O especialista explicou que as empresas precisam se organizar para poder segurar seu funcionário treinado e habilitado no local. “É necessário uma série de coisas. Ter um plano de benefícios e salários interessantes é um começo, mas não é o suficiente. Também precisa ter um ambiente agradável de trabalho, estabilidade, benefícios, uma avaliação do trabalhador que dê estímulo entre outras coisas que fazem uma empresa crescer e levar junto seu funcionário”, afirmou. 

O especialista mostrou diversos exemplos de como criar essa rede de estímulos na empresa e apresentou como fazê-los. “Para criar uma política de remuneração e benefícios tem que escrever os critérios de evolução e concessão e de que forma ela ocorrerá. Esses são os passos para implantar uma política salarial em uma empresa”, afirmou. 

Neto também aproveitou a oportunidade para tirar diversas dúvidas da plateia em relação a folha de pagamento, definições de salário, de competências, benefícios, CLT (Convenção das Leis do Trabalho), entre outros. “Digo sempre, se a empresa dá um benefício, sempre, mas sempre mesmo, tenha um documento dizendo o que é o benefício e peça ao funcionário para assinar. Dessa forma você tem como provar oficialmente que concedia tal coisa. E mesmo se ele recusar o benefício, tenha o documento assinado por ele negando o benefício.”

A palestra do Sindivarejista ocorreu em parceria com a ABRH-SP Regional Campinas.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista
Adriana Menezes – adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
Luciana Félix – luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
Telefone: (19) 3775-5560