Especialistas explicam como ter sucesso no e-Commerce

14 . jun . 2013 Print This Article

O Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista promoveu na manhã da última quinta-feira, 13, um encontro com profissionais conceituados para falar um pouco sobre e-Commerce. Cerca de 20 pessoas acompanharam a palestra que foi gratuita. A próxima, também gratuita, abordará CRM Digital e está marcada para acontecer no dia 25, terça-feira (leia mais aqui).

Na quinta-feira, três profissionais abordaram questões importantes sobre “Como fazer para ter um e-Commerce de Sucesso” e conversaram com a plateia que, atenta, acompanhou a apresentação. 

Patrícia Furlan, gerente de projetos da FastCommerce, foi a primeira a se apresentar. Ela explicou que para criar uma loja virtual é preciso se preocupar também com o cliente que irá acessar a loja por meio de smartphone e tablets e não só por computadores ou notebooks. “Hoje as crianças nascem sabendo mexer em tablets, elas não fazem ideia de como mexer em um notebook com teclado. A tecnologia está caminhando para essa interação direta, no toque, sem teclados como somos habituados”, afirmou.

Patrícia disse que para implantar um e-Commerce ou uma loja virtual é preciso cumprir sete ações: Ter um espaço “Multicanal”, ou seja, preparado para ter o mesmo tipo de atendimento em todos os ambientes (loja móvel, internet e smartphone). “O consumidor está em todos os canais e quer ser tratado bem e ter a informação do produto ao seu alcance em qualquer um desses ambientes&rdrdquo;, explicou. Ter “Escalabilidade”, que é possuir uma plataforma que permita o crescimento. “Tem que fugir de aplicações lentas”. Outro item é “Pesquisa”. “De forma a guiar o cliente ao produto que ele busca. Tem que se preocupar muito com a busca dentro do site e, mesmo a externa, como no Google, em redes sociais, como no Facebook”, explicou. O “Catálogo de produtos” também é algo importante na opinião de Patrícia. “Não misturar itens. Tem que criar categorias e subcategorias para ser fácil o encontro dos produtos”. “Relatório e Análise” também foi salientado pela especialista. “Tem que capturar e registrar todas as informações disponíveis, assim você controla e sabe tudo o que acontece naquele espaço”. Outra questão foi a “Agilidade”. “Tem que monitorar todas as ações dos seus clientes em seu site”. Por fim, Patrícia chamou a atenção da “Segurança”. “O tráfego de informação devem ser criptografas e é importante ter um Token de segurança (chave eletrônica) e o histórico de acessos”. A especialista informou que 31% dos ataques de hackers ocorridos no país no ano passado foram contra as pequenas e médias empresas. “Além de que segurança, passa credibilidade ao cliente.”

A segunda palestra foi do analista da e-Commerce School Maurici Junior que deu uma série de dicas de como fazer corretamente sua loja virtual. “Quem for entrar nessa área precisa entender que é preciso ter conteúdo e saber qual seu público alvo. Saber qual a demanda para oferecer os produtos de maneira correta. Além de ter uma linguagem visual e linguística que o usuáaacute;rio vai atender. Brinco e digo que o cliente, ao abrir sua página, tem que levar um soco nos olhos”.

Por último o diretor comercial da Signativa, Franklin Bravos, que fez uma bate papo com a plateia e explicou cases de sucesso.

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