Home  > Notícias do Varejo  > Estimativa: consumo na Páscoa será mais cauteloso, segundo pesquisa da SCPC

Estimativa: consumo na Páscoa será mais cauteloso, segundo pesquisa da SCPC

Segundo a pesquisa, 59% consideram que a Páscoa gera despesas extras no supermercado pela compra de produtos relacionados à data (chocolate, bacalhau e outros peixes, colombas, bebidas etc.)

Os consumidores estão cautelosos em relação aos gastos relacionados à Páscoa. Segundo  pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), 68% dos entrevistados pretendem gastar menos este ano em comparação ao ano passado. Apenas 3% planejam gastar mais nas comemorações e 29% disseram que vão manter o mesmo padrão de gastos.

Segundo a pesquisa, 59% consideram que a Páscoa gera despesas extras no supermercado pela compra de produtos relacionados à data (chocolate, bacalhau e outros peixes, colombas, bebidas etc.). Já para 29%, a data significa maior consumo de chocolate.

A grande maioria dos consumidores (77%) costuma comprar chocolate para comemorar a data, e do total 61% comprarão ovos de Páscoa e 39% devem optar por bombons e barras, entre outros produtos contendo chocolate.

A fatia de consumidores que comprarão ovos de Páscoa é maior entre as mulheres (63%) do que entre os homens (59%).

No grupo de consumidores que vai comprar chocolate, 58% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 200, 34% planejam gastar até R$ 50 e 8%, mais de R$ 200.

A pesquisa revelou também que 88% vão comprar chocolate à vista. O hábito de comprar chocolate na Páscoa é praticamente igual em todas as classes de renda: 76% na classe AB; 77% na classe C e 75% na classe D.

Entre os que não compram chocolate na Páscoa (23% do total de entrevistados), 33% compram outros tipos de alimentos, 9% fazem compras de itens não especificados, 5% optam por viagens, 2% por itens de lazer e apenas 1% prefere brinquedos.

Fonte: G1