Home  > Notícias do Varejo  > Evento ‘Cidade Ocupada’ do Sesc tem apoio do Sindivarejista

Evento ‘Cidade Ocupada’ do Sesc tem apoio do Sindivarejista

Confira agenda a partir de 4/11 do projeto cultural que vai ocupar 20 espaços diferentes de Campinas, com mais de 50 espetáculos

Começa nesta terça (4/11) o projeto “Cidade Ocupada”, realizado pelo Sesc Campinas, com apoio do Sindivarejista, que acontece entre os dias 4 e 16 de novembro. A programação inteiramente gratuita oferece mais de 50 eventos e reúne 200 artistas que ocuparão 20 espaços públicos de Campinas.

Veja abaixo o que vai acontecer especialmente hoje, mas não deixe de conferir a programação completa clicando no banner no alto desta página ou no site do Sesc (sescsp.org.br/cidadeocupada).

As atividades do projeto "Cidade Ocupada" se dividem em dois segmentos: "Ocupações", com apresentações e processos artísticos; e "Provocações", com atividades formativas, como bate-papos, oficinas e exibições de documentários. O projeto também tem apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da EPTV, além do próprio Sindivarejista.

Espetáculo “Tempo Ausente”, com Grupo Ares e Grupo Pedra Branca (de SP)
De que lhe adianta ter asas se você não pode sentir o vento? Inspirado na lenda urbana do anjo que “cai” por decidir virar humano e viver sua história de amor, "Tempo Ausente" é um espetáculo vertical que questiona nossos limites e imaginação, usando circo, teatro e dança. Quando o sol se põe, anjos empoleiram-se nos prédios para assistir às venturas e desventuras terrenas. Em um desses fins de tarde, um dos anjos se apaixona por uma trapezista e decide se tornar humano para viver ao seu lado.
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
Data: 4 de novembro
Horário: 18h

Intervenção e instalação – “Fora de Chave”, com o Grupo OPOVOEMPÉ (de SP)
Os artistas desenvolvem trabalhos e espetáculos que têm como foco o ato teatral, mas embebido do cotidiano das cidades, no limite entre a vida e a arte. Durante todo o período do "Cidade Ocupada", quatro portas fixas são instaladas em locais de passagem no centro da cidade e propiciam a observação, através de olhos mágicos, de imagens que estabelecem diálogos com esses espaços. Paralela à instalação, o grupo propõe uma série de ações coreográficas no espaço público da cidade por meio de 4 portas fixas e 5 portas caminhantes. Durante o percurso, 5 mulheres estabelecem comunicação com o público, que deixa seus recados nas portas. A intervenção propõe, por meio das portas que são utilizadas como passagens que implicam em escolhas, a possibilidade de vermos memórias, coisas esquecidas, sonhos, perigos e possibilidades e se ainda ousaríamos abrí-las.

Intervenção
Local: Rua 13 de Maio, próximo à Catedral Metropolitana e em frente à Estação Cultura
Data: 4 de novembro
Horário: 14h (Rua 13 de Maio) e às 17h30 (em frente à Estação Cultura)

Instalação
Local: Rua 13 de Maio, Praça José Bonifácio (Largo da Catedral) e Praça Ruy Barbosa
Data: de 4 a 16 de novembro
Horário: de terça a domingo, durante todo o dia

“Cardápio de Dança”, com a Liga da Dança Dura (de Santo André – SP)
Por meio de um cardápio escrito numa lousa, dançarinos oferecem opções de ingredientes e modos de preparo. O público escolhe a combinação do prato e como quer que ele seja feito. E assim, o trio improvisa a partir das sensações que as palavras despertam e das qualidades de movimento escolhidas.
Local: Galpão Multiuso do Sesc
Data: 4 de novembro
Horário: 19h30


Grafitti, com os grafiteiros Prozak, NDRua e Boleta (de SP)

Com estilos que dialogam, os artistas propõem uma intervenção visual que transita entre o figurativo, o abstrato e o psicodélico para ocupar três pilastras de sustentação do viaduto/pontilhão da Lix da Cunha, no início da Av. Governador Pedro de Toledo (com 8, 10 e 12 metros de altura) e os seis pilares do Galpão do Sesc.
Visitação no Sesc
Data: de 4 a 16 de novembro
Horário: de terça a sexta, das 7h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Galpão Multiuso do Sesc

Processo de grafitagem no pontilhão
Local: Pontilhão Lix da Cunha (em frente à Rodoviária)
Data: de 4 a 9 de novembro
Horário: terça a domingo, das 9h às 20h

Visitação do pontilhão
Data: A partir do dia 10 de novembro

“Sons e Paisagens de Campinas”, com o artista Eric Barbosa (de Fortaleza – CE)
Criação lúdico-musical e instalativa elaborada a partir da captação, alteração, mixagem e espacialização de registros sonoros da cidade. Eric elabora, monta e atualiza a obra junto ao público participante de um programa de vivências sonoras, visando trazer elementos sonoros de Campinas em sua essência física e acústica.

Instalação
Local: Galpão Multiuso do Sesc
Data: 4 a 16 de novembro
Horário: de terça a sexta, das 7h às 21h30, sábados e domingos, das 10h às 18h