Home  > Notícias do Varejo  > Evento destaca ações para vender mais e placas obrigatórias no comércio

Evento destaca ações para vender mais e placas obrigatórias no comércio

A abertura do encontro foi realizado pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que ressaltou a importância da busca de informações

Varejistas do ramo de minimercados, açougues, comércio de frios, laticínios e hortifrúti participaram na manhã desta quarta-feira (8) de um encontro na sede do SindiVarejista onde foi apresentado, pelo Sebrae, algumas ações para conquistar mais clientes e vender mais nestes segmentos.

Além deste tema, representantes do Procon Campinas esclareceram informações sobre afixação de placas obrigatórias nos comércios. Cerca de 40 varejistas compareceram ao evento e puderam tirar suas dúvidas.

A abertura do encontro foi realizado pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que ressaltou a importância da busca de informações e conhecimento em período de crise. “A informação é primordial para qualquer ação que devemos tomar. Quem busca sempre sai na frente e se destaca”, disse.  Na sequência a consultora de marketing do Sebrae Campinas Tais Fernanda Camargo também destacou a importância pela busca de informação. “Todos que estamos aqui queremos mecanismos para vender mais e com isso ganhar dinheiro. Mas é preciso respeitar etapas. Precisamos aprender ou melhorar nossa organização da empresa, planejamento e com isso conseguiremos crescer. E só passando por cada etapa conseguiremos reduzir custo e aumentar o faturamento do nosso negócio”, explicou.

A consultora conversou bastante com o público presente sobre organização da empresa, planejamento, sobre saber o perfil de seu cliente e o que ele busca. “Todos aqui devemos saber quem são nossos clientes. O que eles querem e, o que precisam. Só assim conseguimos conquista-los e fideliza-los.
Todos aqui somos pequenos e precisamos de ações simples e que, muitas vezes, esquecemos para poder ter resultados positivos”, analisou.

Tais destacou algumas características do perfil do consumidor que busca produtos em pequenos varejos. “Hoje a sociedade vai atrás de praticidade porque ninguém tem tempo. Antes fazíamos a compra do mês nos hipermercados. Hoje não, compramos picado. E para isso precisamos do comércio de bairro que nos atende da melhor forma. Vocês precisam ser isso, esse comércio que entende o que o teu cliente precisa”.

Ela destacou que os clientes de comércio de bairro querem facilidade, praticidade, atendimento no mínimo e eles pagam até 10% a mais pelo produto pelo simples fato de estar do lado de casa, ou no caminho em que passa. “Ele não quer ter que ir até uma grande rede, quer pegar um único produto e sair. Eles fazem compras emergenciais nos pequenos. Daí vale a atitude do comerciante em pôr à disposição outros produtos para aumentar o tíquete médio desse cliente. É bom ressaltar que seus produtos são determinados pelos seus clientes”, afirmou.

Ela lembrou que é preciso saber lidar com preços dos produtos. “Quem costuma fazer compras sabe de cabeça o preço de cerca de 150 produtos. Os que sempre são comprados. É preciso saber gerenciar o preço deles”. Taís também destacou a importância de fazer cadastro de clientes e utilizar. A consultora apresentou um programa + Mercado que tem a intenção de analisar e fazer um diagnósticos das empresas do varejo nestes ramos. O curso é dado pelo Sebrae para os varejistas interessados e funciona como uma capacitação que tem por objetivo aprimorar a gestão do minimercado, tornando a empresa mais competitiva. Além dos cursos de gestão, o projeto prevê também inovação e acesso ao crédito. Quem tiver interesse de participar do projeto +Mercado entre contato com Daniela Cria (19) 2384-2230.

Procon e os cartazes obrigatórios

A assessora técnica do Procon Campinas, Taís Tasso, conversou um pouco com os presentes sobre placas obrigatórias que devem estar expostas nos estabelecimentos e destacou os três principais problemas encontrados por agentes do órgão durante fiscalizações no comércio de Campinas: ausência do CDC (Código de Defesa do Consumidor) em local visível para o cliente; produtos com dois preços e; produtos com validade vencida. “O CDC não precisa estar impresso em livro, encadernado porque ele sempre tem atualizações. É necessário imprimir o atualizado que está no site do Procon Campinas, em papel sulfite, simples mesmo e, deixa-lo a vista. No balcão, por exemplo. E não atrás, escondido. Isso é passível a autuação. O fiscal não multa porque ele é ruim, ele autua porque ele é obrigado. Ele responde criminalmente se não fizer isso”, esclareceu.

Ela lembrou que é preciso prestar muita atenção em relação aos preços dos produtos. “É comum esse erro ocorrer. Por isso é preciso ficar atento. Mesma coisa com produtos com validade próxima. Para não perder dinheiro, faça uma liquidação para queimar estoque, mas não esqueça de avisar que é preciso deixar uma placa afirmando que a promoção é válida até o fim do estoque. A data de vencimento chegou, tire o produto da venda. Não pode. Se o fiscal flagrar, vai ser multar. É preciso ter muito cuidado com isso porque é comum. Sabemos que muitas vezes não é má fé. Muitos estabelecimentos pequenos não tem muitos funcionários e isso sobrecarrega, mas não tem jeito. Tem que estar vigilante”. Quanto a placas a representante do Procon esclareceu que é preciso afixar em local visível todas e, principalmente a do Procon, com telefone do órgão, na parede do estabelecimento. “Muitas vezes ela está escondida ou é pequena demais. É muito simples resolver isso. Imprima a do site do Procon, não tem erro. É importante ressaltar que ela é a única placa que não pode vir com símbolo de entidade nenhuma. Ela tem que estar limpa”, afirmou.

Tais também falou sobre cartaz de atendimento prioritário e placas em braille. “Cada segmento tem seus cartazes obrigatórios. No site do Procon tem todos eles por setor. Como ainda não está  valendo as placas em braile, porque ainda não foi decidido o formato, imprima o modelo que temos no site e afixe em seu estabelecimento. Antes de começar a vigorar, 6 de maio, vamos fazer todo um trabalho de orientação sobre”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa SindiVarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br