Encerramento do Festival Cultural lota teatro do Sesi

by Luciana Felix | 08/06/2017 17:03

O teatro do Sesi Campinas ficou lotado para o encerramento do 1º Festival Cultural Conexão Social promovido pelo SindiVarejista de Campinas na tarde da última quarta-feira (7). Estudantes, educadores e participantes das oficinas puderam assistir a palestras e debates sobre a valorização da cultura, a arte e do trabalho. O festival aconteceu entre os meses de abril e maio e ofereceu oficinas gratuitas de circo, hip hop e grafite no Sesi. Foram 16 dias de oficinas com dezenas de jovens da região. O objetivo principal foi promover o acesso e a democratização da arte e da cultura.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, abriu a cerimônia de encerramento agradecendo aos parceiros: Sesi, que cedeu as dependências e estrutura para o festival ser realizado e a CCR Autoban, que foi a patrocinadora do evento, por meio da Lei Rouanet. Ela destacou a iniciativa do SindiVarejista de promover ações com voltadas para o social. “O Conexão Social é uma vertente dos vários nichos de atuação do SindiVarejista, com o propósito de realizar ações que visem promover a transformação social no meio que estamos inseridos. No Festival buscamos  democratizar e promover o acesso à arte, à cultura e propor a reflexão de temas relevantes para a nossa vida e convivência, mas que muitas vezes, são esquecidos: respeito, cidadania, trabalho, entre muitos outros.”, afirmou.

Durante o evento foi apresentado o vídeo documentário produzido durante as oficinas. E, em seguida os professores responsáveis pelas oficinas falaram um pouco sobre sua experiência durante o festival. Após as falas do professores os alunos que participaram das oficinas apresentaram seus trabalhos.

Além da participação dos integrantes das oficinas o evento de encerramento trouxe para falar sobre o tema um dos líderes e fundadores do grupo de rap “Inquérito”, conhecido por utilizar a música como ferramenta de transformação e interferência social, Renan Inquérito. Ele contou um pouco de sua trajetória e inspirou os jovens presentes a batalharem pelos seus sonhos. O grafiteiro Gustavo Nénão, também fez uma breve apresentação de sua trajetória no mundo da arte de rua e mostrou os trabalhos consagrados, inclusive internacionalmente, por meio do grafite.

Na sequência do evento foi aberto um fórum de debate onde os oficineiros e os convidados especiais puderam conversar sobre a arte e as manifestações de rua e a educação de jovens. Na sequência a plateia pode participar do debate e fazer perguntas para os professores da oficina e também para os convidados especiais.

O projeto foi patrocinado pela CCR AutoBAn, empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, por meio de seleção no Primeiro Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, do Instituto CCR, através da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura.

 

 

 

 

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/eventos/encerramento-do-festival-cultural-lota-teatro-do-sesi/