Home  > Notícias do Varejo  > FecomercioSP lança plataforma inédita com perfil econômico da região

FecomercioSP lança plataforma inédita com perfil econômico da região

Lançamento faz parte das comemorações do aniversário da cidade e revela um mapeamento completo da região

A FecomercioSP lançou nesta semana, o projeto multimídia “Interior de São Paulo: Gigante do Comércio Brasileiro”, composto por uma plataforma digital, acompanhada de dados econômicos e reportagens exclusivas na revista Comércio & Serviços.

Para celebrar o aniversário de 243 anos da cidade, comemorado nesta sexta-feira (14), Campinas é o primeiro município a ser contemplado pelo projeto, que terá atualização bimestral em todas as plataformas. As informações disponíveis no projeto permitem traçar e entender o perfil econômico local, bem como acompanhar o movimento do setor de comércio e serviços, a geração de emprego e o desempenho do e-commerce da região – o segundo maior do Estado – nos últimos anos.

O conteúdo destaca, por exemplo, que a cidade, 3º PIB do Estado, possui o segundo maior faturamento do comércio varejista de São Paulo, além de estar na região com maior estoque de trabalhadores do interior no setor. Campinas é responsável também pela circulação de 40% de carga aérea importada no País, demonstrando a expressão do município em âmbito nacional.

No site, os internautas já têm acesso a um vídeo exclusivo gravado nos principais pontos comerciais da cidade. Além disso, infográficos e galeria de fotos ajudam a contar um pouco mais sobre a importância e a história do município. Dados sobre emprego e faturamento do comércio da região, que abrange 30 municípios também estão disponíveis no portal: www.fecomercio.com.br/projeto-especial/interior-sp/cidade/campinas.

O conteúdo do especial ainda traçará uma radiografia econômica de 15 diferentes regiões do Estado de São Paulo, construída com base nos indicadores econômicos regionais produzidos pela Federação: Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista (PESP), Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) e Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE).

Segundo a assessoria econômica da Entidade, essas informações permitem mensurar o grau de influência da região sobre a economia paulista, além de subsidiar o empresário e o Poder Público local na tomada de decisão.

Para esse especial, não foram considerados os dados referentes à região da capital, que conta com site próprio http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/sp463.

Estão previstas, a partir de agosto, as cidades de Tupã, Mogi das Cruzes, Jundiaí e Lorena, respectivamente.

O especial “Interior de São Paulo: Gigante do Comércio Brasileiro” está disponível no link: http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/sp-interior.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br