Home  > Notícias do Varejo  > Exposição no Palácio da Mogiana mostra História do comércio

Exposição no Palácio da Mogiana mostra História do comércio

Leia íntegra de discurso de Sanae Murayama Saito, que lembrou o pioneirismo dos comerciantes propulsores do desenvolvimento regional

Aberta ao público desde o dia 28 de fevereiro, a Exposição Campinas de Muitos Caminhos – Memórias do Comércio de Campinas  apresenta documentos e depoimentos de comerciantes e comerciários que fizeram História na cidade e na região. Instalada no Palácio da Mogiana, no espaço Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a exposição é uma realização conjunta de entidades representativas de setores empresariais de Campinas e Região – CDL, ACIC, Sindivarejista, Sindilojas – em parceria com o Sesc.

Comércio e desenvolvimento

Em evento que marcou a abertura da exposição, no dia 25 de fevereiro, a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, teve a oportunidade de proferir discurso onde destacou a importância do comércio para o desenvolvimento – leia texto abaixo.

Realizada pelo Sesc-SP e o Museu da Pessoa, a mostra faz parte do projeto Memórias do Comércio do Interior – Módulo Campinas. O mapeamento identificou cerca de 100 personagens e colheu 40 narrativas de pessoas que viveram o dia-a-dia do comércio. Foram oito meses de pesquisa que resultaram em um painel inédito que mostra a influência da atividade comercial no desenvolvimento da região. As fotos fazem parte do acervo do fotógrafo V-8.

Entre as personagens de destaque estão Fernando Selmi (Pastifício Selmi), Sérgio Cury ( fábrica de Chapéus Cury), Paulo Eduardo Pessagno (Hotel Opala), Abdo Set El Banate (SKina Magazine), Guilherme Campos ( Casa Campos), Edson Roberto Lunardi ( Casa Lunardi), A Meia Elegante, Camp Flores, Café Regina, Casa Picolloto e outros.

Íntegra do discurso de Sanae Murayama Saito:

Muito devemos ao pioneirismo do comerciante

"Hoje, iremos conhecer, relembrar e viver parte da História, que começou com os nossos bandeirantes, que embreavam  as nossas matas e em cima de lombos de seus animais levavam mercadorias para os sertões, à beira do caminho do ouro.
Nossa memória irá lembrar das histórias que nossos avós contavam sobre os mascates estrangeiros que anunciavam seus tecidos e produtos sofisticados. Vamos rever fatos marcantes que fizeram de Campinas uma cidade ímpar, que abraça o trabalhador, principalmente, o comerciante e o comerciário.
         A exposição Campinas de muitos Caminhos – Memórias do Comércio de Campinas não vai mostrar somente objetos peculiares, ou fotos da época. Ela vai mostrar pessoas, que com coragem, deixaram seus familiares e vieram para cá, construir essa cidade.  Campinas sempre  fez parte do motor propulsor do Estado de São Paulo. E tudo isso devemos ao pioneirismo do comerciante, do trabalhador que gerou e continua gerando nossa riqueza.
A exposição que abriremos hoje retrata o estudo e o trabalho de pesquisa elaborado pelo Museu da Pessoa, apresentando um aspecto fundamental da cultura humana: a memória!
Esse trabalho é muito mais do que uma obra singular de pesquisa. Tem como cerne apresentar um modo único de compartilhar pensamentos, percepções e experiências vividas.  A obra editada pelo Museu da Pessoa em parceria com o SESC  vem registrar e trazer menção a quem fez a História. A nós, fica o agradecimento ao SESC São Paulo que eternizou a vida dos comerciantes que construíram nossa sociedade, nesta exposição e no livro que será oferecido aos presentes.
A narrativa de Campinas se mistura com a história do comércio. Quando Campinas era apenas uma vila, se tornou um importante ponto de apoio para a expansão rumo ao interior do Brasil. Aqui iniciou a base, que foi o primeiro passo para o crescimento do comércio, pois muitas pessoas se instalaram aqui. A partir daí, com o advento da estrada de ferro e a expansão cafeicultora, tornara-se a porta de entrada para o interior do Brasil. Novas pessoas chegaram, e já estávamos vivendo a éeacute;poca da industrialização. Sair dos trilhos para as estradas foi apenas um processo natural. Foi aqui em nossa cidade que se inaugurou a primeira rodovia brasileira, feita para veículo motorizado, quando só tínhamos três mil automóveis e cerca de cem caminhões. Todo esse crescimento fez com que nossa cidade tivesse o maior aeroporto de carga da América Latina. Todos esses acontecimentos se devem aos comerciantes e trabalhadores do comércio que fizeram e fazem a nossa história.
Para finalizar, nesta noite devo frisar que essa exposição instalada no Palácio da Mogiana, onde abriga a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é obra do esforço e empenho das instituições aqui representadas, como Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Sindivarejista, Sindilojas e Sindicatos dos Feirantes. Hoje tenho a plena convicção que estamos mais fortes. E que unidos venceremos os obstáculos que chegarem até nós.
Parabéns aos diretores dessas instituições que ajudaram a escrever a História de Campinas. Um grande sucesso! Boa exposição."

Exposição Campinas de Muitos Caminhos – Memórias do Comércio de Campinas: Palácio da Mogiana: Rua Visconde do Rio Branco, 468, Centro, Campinas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista