Fecomercio entrega proposta de logística reversa ao Ministério do Meio Ambiente

by Webmaster | 17/06/2013 16:31

A Confederação Nacional do Comércio (CNC), ao lado de empresas e entidades, entregou, na última quarta-feira, dia 12 de junho, proposta do varejo para a logística reversa de eletroeletrônicos ao Ministério do Meio Ambiente. O documento foi apresentado em atenção ao edital lançado pelo governo para receber propostas de implantação de sistemas de logística reversa.
 
A proposta tem apoio da Federa&ccedilccedil;ão do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). "A logística reversa de eletroeletrônicos trará grandes benefícios para a sociedade, já que esse tipo de resíduo contém elementos tóxicos e representa risco à saúde pública quando descartado de forma indevida", explica José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP.
 
O material desenvolvido define os pilares defendidos pelo comércio para a operacionalização do sistema de logística reversa. Uma das propostas é instituircontribuição para um fundo de custeio. Outro ponto é a criação de sistema híbrido que garanta diversos tipos de coleta, entre elas Postos de Entrega Permanentes e Eventuais. A ideia é criar um sistema com diversas opções, independentemente do sistema público de coleta, mas com possibilidade de eventual integração.
 
Para a gestão do sistema foi sugerida a formação de associação civil sem fins lucrativos, com finalidade de administrar o fundo e elaborar o mapa de implantação do projeto. O comércio defende também que os resíduos eletroeletrônicos não sejam considerados perigosos, quando mantidas as condições semelhantes às de uso, para que seja permitido o recebimento e o deslocamento independentemente de autorizações especiais.
 
Reciclagem de eletroeletrônicos
 
Os eletroeletrônicos são os materiais com maior interesse pelos recicladores. Sabendo disso, a professora da USP Tereza Cristina Carvalho desenvolveu o projeto Eco-Eletro, vencedor do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. O projeto capacita catadores de cooperativas para a desmontagem e triagem desses produtos. Desde 2011, 62 cooperativas foram contempladas, 182 catadores treinados e 17 núcleos de reciclagem de resíduos de eletroeletrônicos montados. O projeto previne que os catadores desmontem os equipamentos de forma inadequada.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 5 milhões de empregos.
 
Fonte:
Assessoria de Imprensa FecomercioSP

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/fecomercio-entrega-proposta-de-logistica-reversa-ao-ministerio-do-meio-ambiente/