Feira do Empreendedor segue até 3ª-feira, dia 10, no Pavilhão do Anhembi

06 . fev . 2015 Print This Article

Os pequenos negócios, que somam mais de nove milhões no Brasil e 2,5 milhões somente no estado de São Paulo, ganham em 2015 uma oportunidade especial de fomento, capacitação e profissionalização. De 7 a 10 de fevereiro, será realizada no Pavilhão do Anhembi a 4ª Feira do Empreendedor. Promovida pelo Sebrae-SP, a maior feira de empreendedorismo brasileira, que acontecia a cada dois anos, passa a ser anual, ampliando a oferta de orientação, produtos, serviços e possibilidades de network a um segmento da economia que, apesar de todas as dificuldades, vem crescendo em várias frentes de atividade e se mantém como o grande gerador de emprego no País.
 
Levando suporte e estímulos à competitividade das micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor também se expande: recebeu no início de 2014, em sua última edição, 82 mil visitantes, 50% a mais do que em 2012, e em 2015 espera atrair 85 mil pessoas. Nos quatro dias do evento, empresários ou interessados terão oportunidades de incrementar uma empresa já existente ou abrir um novo empreendimento.
 
"O interesse crescente pela feira, que recebeu um número de visitantes muito acima das expectativas em sua última edição e realizou milhares de capacitações, mostra que o brasileiro acredita no empreendedorismo. Deixou de ser uma opção para quem perde o emprego, ganhando espaço entre profissionais de carreira que decidem realizar um sonho e jovens que estão ingressando na população economicamente ativa", destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Paulo Skaf.
 
O Sebrae-SP programou para o evento – que espera crescer 15% também em geração de negócios, movimentando R$ 5,6 milhões – atividades em diversos espaços temáticos. Os microempreendedores individuais (MEI), que já são mais de 1,1 milhão em São Paulo, terão uma área especial de orientação e parceiros ajudarão a formalizar os candidatos a MEI na hora. Interessados em tomar crédito ou conhecer as linhas de financiamento específicas para pequenas empresas receberão dicas de consultores especializados e informações das próprias instituições financeiras.
 
A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) mostrará projetos e soluções na área de Agronegócios, e espaços especiais também foram programados para orientar startups (empresas nascentes, geralmente de base tecnológica) e mostrar tendências e novidades tecnológicas para o varejo físico e virtual.
 
O visitante poderá ainda fazer compras em um minishopping com produtos de pequenas empresas, e participar de sessões de cinema com foco nos desafios do universo empreendedor, que serão seguidas de orientação de consultores especializados.
 
Participam nesta edição 400 expositores, contra 350 na anterior, num espaço que aumentou de 21 mil para 30 mil metros quadrados. Distribuídas em alamedas mais largas, que facilitarão a circulação dos visitantes, estarão fornecedoras de máquinas e equipamentos; representantes de franquias e de vendas porta a porta; empresas de serviços, representantes comerciais e fornecedoras de TI (Tecnologia da Informação) para desenvolvimento de negócios físicos e online. A Feira também estará totalmente adaptada para pessoas com deficiência, com garantia de mobilidade e tradução de palestras na linguagem de libras.
 
"O espaço da feira é um ambiente propício para estimular esse movimento, pois reúne, num mesmo local, empresários e potenciais empreendedores dos mais diversos segmentos; prevê a realização de 320 palestras e mais de 40 mil capacitações gratuitas, e mostra opções concretas de investimento", informa o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
 
Ano difícil
 
Outro fato que será comentado pelos corredores da feira é o fato das micro e pequenas empresas do estado de São Paulo terem registrado queda de 5,7% no faturamento de novembro, já descontada a inflação. Os dados do Sebrae-SP comparam o movimento ao mesmo período de 2013. Este foi o primeiro recuo de receita desde 2008, se considerados para comparação somente os meses de novembro. Também foi a sétima queda no faturamento em 2014, em relação a igual mês do ano anterior. (fonte: Sebrae-SP)
 
Serviço: A Feira do Empreendedor Sebrae-SP acontece de 7 a 10 de fevereiro (de sábado a terça-feira, das 10h às 21h) no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, em São Paulo. O acesso é gratuito e permitido para maiores de 14 anos. Outras informações 0800 570 0800.

Fonte: Cruzeiro do Sul

CATEGORIAS
SindiVarejista