Festival Conexão Social já começou; ainda dá tempo de se inscrever!

25 . abr . 2017 Imprimir esse Artigo

O 1º Festival Cultural Conexão Social, promovido pelo SindiVarejista de Campinas e Região, começou na tarde desta terça-feira (26) com a aula inaugural da oficina de Grafite. Antes, uma pequena cerimônia de abertura do Festival acolheu e deu boas-vindas aos jovens participantes do projeto.
O Festival ocorrerá nos meses de abril e maio e promoverá três oficinas gratuitas de Grafite, Circo e Hip Hop com artistas e profissionais especializados. As aulas ocorrerão no Sesi Amoreiras. Se inscreva aqui.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa tem patrocínio da Concessionária CCR AutoBan, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Na aula inaugural os oficineiros Kadu e Mesk contaram um pouco de suas trajetórias e o que pretendem passar de ensinamentos para os jovens. Também deixaram claro as várias vertentes do grafite e ressaltaram as diferenças entre o grafite, que é arte, da pichação que é vandalismo. Eles também afirmaram que a intenção é formarem painéis livres até o final do curso.

Na sequência, os professores já pediram para os alunos fazerem rodas e distribuíram material para que eles pudessem começar a desenhar. “É um exercício livre para conhecermos como é o traço de vocês. Cada um tem o seu e isso é o mais importante”, afirmou Kadu que já mostrou também traços para os alunos.

A próxima aula de Grafite acontece na próxima terça-feira, dia 3, de maio. Veja abaixo todo a programação do Festival e se inscreva!

A intenção é que o Festival Cultural se torne um evento tradicional em Campinas, consolidando-se no calendário cultural da cidade.

Leia também: Festival Cultural abre inscrições para oficinas gratuitas

Um pouco sobre cada oficina

Hip Hop – Na oficina de Hip Hop, os participantes irão aprender as técnicas da dança de rua – break, street-dance e hip-hop. As aulas serão desenvolvidas por meio de músicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas em conjunto, levando os alunos a uma atividade prazerosa com um ritmo atual e contagiante. Além disso, será apresentado o contexto da arte chamada de “voz da periferia”. As aulas acontecerão às terça e quintas-feiras, das 14h às 18h, nos dias 4, 9, 11 e 16 de maio.

Grafite – Nesta oficina, serão ensinadas técnicas de grafite e de spray, além de todo o contexto histórico da modalidade. Entre eles, como a comunidade estabelece suas relações, sua identidade e a possibilidade de criar novos espaços para um desenvolvimento mais sustentável. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, nos dias 26 de abril, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de maio.

Circo/Malabares – Nesta oficina, serão ensinadas aos participantes técnicas do malabarismo e construção de malabares com material reciclável. A oficina busca, por meio dos exercícios e experimentações com bolinhas, proporcionar ao participante o acesso a sua própria coordenação motora acionando pontos de percepção em seu corpo e mente que reverberam em sua vida cotidiana. As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 18h nos dias 29 de abril, 6, 13 e 20 de maio.

 

 

TAG
1º festival cultural conexão social aula inaugural Conexão Social SindiVarejista
CATEGORIAS
Conexão Social Eventos SindiVarejista