Home  > Notícias do Varejo  > Gerente do Sebrae dá aula de Empreendedorismo no Sindi

Gerente do Sebrae dá aula de Empreendedorismo no Sindi

Cerca de 40 pessoas assistiram a palestra que faz parte do Grupo de Gestão de RH do Sindivarejista. Empreendedorismo no Varejo foi o foco da apresentação

O gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, promoveu na manhã da última quinta-feira (11) uma verdadeira aula sobre Empreendedorismo e Liderança no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista. Cerca de 40 pessoas, a maioria empresários do varejo, assistiram a aula/palestra que durou duas horas.

A apresentação faz parte das ações do Grupo de Estudos de Gestão de RH no Varejo promovido pelo Sindivarejista. O próximo encontro do grupo está agendado para 16 de julho. Nesse dia será discutido o case do Magazine Luiza.

Palestra

Cavalcante iniciou a palestra afirmando que em Campinas o varejo representa 37% dos negócios e destacando a importância do setor para o município. Em seguida começou a traçar as características de um empreendedor apontando alguns exemplos de personalidades nacionais e internacionais. Entre eles Steve Jobs, Bill Gates, Luiza Trajano, Abílio Diniz e Silvio Santos.

“Mas o que é empreendedorismo? Na visão popular está sempre associado a montar um negócio. Mas digo que não é. Na verdade empreendedorismo é um comportamento, é atitude, é postura. Ou seja, é a prática de ter um comportamento diferenciado. Não preciso ter um negócio para ser empreendedor. Um funcionário pode ser, um servidor público. Qualquer tipo de profissional pode empreender e se tornar um diferencial”, afirmou o gerente. Para ele é possível identificar um empreendedor pela forma de ser e não pela atividade que exerce. Cavalcante ainda ressaltou que o comportamento empreendedor pode ser adquirido e desenvolvido.

O palestrante destacou algumas características  comuns encontradas em uma pessoa empreendedora:

– São visionários, além da média de outras pessoas
– Sempre pensam lá na frente
– Habilidade de implementar sonho
– São tomadores de decisão
– Não se sentem inseguros
– Fazem a diferença
– Transformam ideias abstratas em algo concreto e funcional
– Sabem explorar a oportunidade
– São determinados e dinâmicos
– São bem relacionados
– Assumem riscos calculados
– São líderes e formadores de equipe

Cavalcante explicou um pouco de cada item e deu dicas para quem tem interesse de abrir um novo negócio. “Muito mais importante do que ter vontade de investir em um negócio é necessário identificar uma boa oportunidade e planejar todos os fatores. Sempre digo: sonhar sempre, pensar grande, começar pequeno e crescer rápido”, afirmou.

Liderança

O segundo tema destacado pelo gerente do Sebrae foi Liderança. “O verdadeiro líder é aquele que mantém sua equipe caminhando ao lado, não na frente e nem atrás”, destacou. Ele explicou que o líder é a arte de conseguir quem uma outra pessoa faça o que você quer, querendo fazer. “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos em comum”, alertou.

Na sequencia o palestrante diferenciou liderança de poder e de autoridade.  E diferenciou o líder do chefe: o chefe exige respeito, enquanto o líder inspira respeito. O chefe suscita o medo, enquanto o líder irradia entusiasmo; o chefe diz eu, o líder nós entre outros exemplos de atitudes. Ele também diferenciou os tipos de líderes: autocrático, democrático, liberal e o coach. “O mais correto é ser o coach. “Ele influencia os liderados, transforma o ambiente, tem iniciativa. É exemplo de conduta de vida, pessoal e profissional. Ele listou algumas características de coach entre elas: acreditar nas pessoas, acredita naquilo que defende, sabe ouvir, sabe aplicar feedback, é ético e valoriza as características individuais de cada membro da equipe e desenvolve novos líderes.

Cavalcante ainda falou um pouco sobre Competência. “É uma combinação de habilidade, conhecimento e atitude que transforma as ações”.

Clique aqui e tenha acesso ao material da palestra Empreendedorismo e Liderança.


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br