Gestão de RH do SindiVarejista auxilia contadores no dia a dia do Varejo

25 . jun . 2015 Print This Article

Agregar conhecimento e experiências ao escritório, além de informações essenciais para auxiliar clientes,
principalmente do varejo, são alguns dos motivos que levaram contadores e profissionais de escritórios de contabilidade a participarem do grupo de Gestão de Recursos Humanos no Varejo do SindiVarejista. O grupo discute mensalmente as dificuldades e as experiências nas relações do comércio.

Este ano, o tema “Regimento Interno” ganha ainda mais atenção pela necessidade e dificuldades em implantar os conjuntos de normas no dia a dia das empresas, seja ela de qual tamanho for. O grupo, que entrou em sua terceira edição neste ano, fez no mês de maio seu terceiro encontro. Até novembro serão mais seis. A presença maciça de contadores nos encontros revela a importância do compartilhamento de informações, conhecimento e vivência de novas experiências. “O contador é a referência do empresário. Qualquer dúvida ou problema, ele recorre a este profissional. Por isso a necessidade de ele estar se desenvolvendo, sentindo e discutindo, na prática, as dificuldades diárias de seu cliente”, afirmou Karina Paes Dionísio de Oliveira, uma das coordenadoras do grupo.

Mensalmente, cerca de 40 pessoas participam da reunião. Dentre elas, há presença de profissionais de três escritórios contábeis. “Esses profissionais trazem as demandas do próprio escritório e os conflitos e dúvidas levados por seus clientes. Procuramos discutir essas informações e ajudar a implantar da melhor forma. Percebemos que a participação do contador funciona para auxiliá-lo no dia a dia e também para esclarecer dúvidas ligadas à Convenção Coletiva”, explicou.

Frequentador há três anos do grupo, o contador Nabor Ferreira da Silva é presença constante nas atividades do grupo. “Ganho mais conhecimento participando. Essas ações enriquecem”, disse. A encarregada de departamento pessoal Luciana Carlos Swziatto, da Justus Contabilidade, de Indaiatuba, passou a frequentar os encontros neste ano. “O tema chamou bastante a atenção, pelas dificuldades que ele aponta. E tem se revelado essencial e crucial. Esclareço dúvidas para poder orientar meus clientes e até uso as informações no meu escritório”, afirmou.

As reuniões são gratuitas. Mesmo quem nunca participou pode se inscrever. Basta ligar para (19) 3775-5560 ou mandar um email para: julia.alves@sindivarejistacampinas.org.br

Próximo encontro do Gestão de RH já está agendado para 14 de julho

O tema a ser abordado será em 14 de julho será: "Medicina e Segurança do Trabalho".

O assunto também gera dezenas de dúvidas e traz à tona obrigações que muitos varejistas acabam, por falta de informação, descumprindo.

O que é o Gestão de RH?

Este é o terceiro ano do Gestão de RH do SindiVarejista. Na edição de 2015, o grupo está tratando assuntos relacionados ao "Regimento Interno" nas empresas do comércio para evitar futuros imbróglios trabalhistas na Justiça. Apesar de obrigatório, o conjunto de normas internas ainda é pouco desenvolvido nas empresas do setor, principalmente nas pequenas e médias.

A intenção é formular, ao longo do período, um Regimento Interno por empresa varejista participante, para evitar prejuízos com ações trabalhistas no futuro.

Diferente das outras edições, este ano o grupo está sendo desenvolvido no formato "World Café", quando os participantes se dividem em mesas para participarem de um grande debate com o tema proposto, além de desenvolverem atividades em grupo.

No encontro do mês de abril foram destacados os principais elementos que devem estar dentro de um Regimento Interno, além de itens essenciais de um Contrato e da Jornada de Trabalho que incluiu o debate de um case de uma empresa que foi denunciada pelo Ministério Público do Trabalho por abusar da Jornada de Trabalho estabelecida pela lei brasileira.

No de maio os temas abordados foram Convenção Coletiva de Trabalho e suas principais cláusulas; Normas Regulamentadoras (NR’s) que se aplicam ao comércio e Horário de Trabalho e Atrasos. Em junho os advogados do Departamento Jurídico do SindiVarejista fizeram uma participação especial e abordou os temas Compensação de Jornada de Trabalho e Banco de Horas. Os três advogados responderam a perguntas e tiraram dúvidas das cerca de 40 pessoas presentes e que mensalmente participam dos encontros do grupo.

Leia também matérias anteriores relacionadas ao tema:

Dpto. Jurídico do SindiVarejista participa do Gestão de RH

Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes

Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno

Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado

O SindiVarejista fica na Rua General Osório, 883, 4° andar – Centro de Campinas. Mais informações pelo Tel./Fax (19) 3775-5560

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sindivarejistacampinas/www/wp-content/themes/gadgetine-theme-child/includes/single/post-tags-categories.php on line 7
CATEGORIAS
SindiVarejista