Próximo Gestão de RH abordará conflitos de gerações nas empresas

by Luciana Felix | 26/07/2016 12:33

gestaorhO 6º encontro do grupo de Gestão de RH já está com a data marcada: será no próximo dia 9 de agosto, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista.

O tema da reunião é “Diferente Gerações, Diferentes Estratégias”. A facilitadora do grupo e especialista em RH, Ariana Gilberto, apresentará dados e reflexões sobre o assunto.

Clique aqui e faça sua inscrição, o encontro é gratuito.[1]

“O comportamento de cada geração depende do momento socioeconômico e histórico em que ela se desenvolve. A convivência entre pessoas de diferentes gerações propicia um ambiente de aprendizado, no qual os jovens se beneficiam da experiência dos mais velhos, e os profissionais mais antigos com o entusiasmo, criatividade e domínio da tecnologia por parte dos mais novos”, afirmou.

Porém, há o lado complicado que são os conflitos de geração. “Muitas vezes este convívio não acontece de forma harmoniosa, pois há diferentes visões em questão. Afinal, as gerações se desenvolveram em momentos diferentes”, afirmou.

Gerações

Atualmente, o ambiente organizacional é composto por três gerações: Baby Boomers, X e Y.

Cada geração apresenta comportamentos e características distintas, dificultando o relacionamento no ambiente de trabalho e, muitas vezes, causando conflitos difíceis de serem resolvidos.

Especialistas delimitam a Geração Baby Boomers como os nascidos entre 1946 a 1964, a Geração X entre 1965 a 1979 e a Geração Y entre 1980 a 1995.

Cada geração vivenciou momentos diferentes na história, cresceu em um mundo cada vez mais modificado, ingressou no mercado de trabalho e hoje divide o mesmo ambiente organizacional. Naturalmente, cada geração terá ideias, formas de agir e pensar diferentes. Sendo assim, existe o grande desafio de conhecer essas três gerações e atuar para diminuir o impacto das diferenças, potencializando os aspectos positivos de cada uma.

Como principais características de cada geração, podemos destacar:

Os Baby Boomers valorizam um trabalho árduo, metódico e individual. Não são facilmente influenciados por outras pessoas, são pouco favoráveis às mudanças e possuem barreiras quanto à adaptação a tecnologias.

Os membros da Geração X, por sua vez, são dedicados e comprometidos com os objetivos da empresa, conhecem e se adaptam bem às tecnologias. É uma geração que começou a trabalhar muito cedo e se mantém por longos anos no mesmo ambiente de trabalho, mas estando sempre procurando o equilíbrio trabalho versus família.

Já os membros da Geração Y vivem constantemente conectados, são multifuncionais, querendo executar várias tarefas ao mesmo tempo, gostam do trabalho em equipe, são inovadores, ousados e aprendem muito rápido. Apreciam as mudanças, a flexibilidade, o feedback constante e estão sempre em busca de crescimento profissional a curto prazo.

Devido a essa diversidade de comportamentos diferentes, o conflito torna-se algo natural do ser humano e passa a estar presente em todos os ambientes, principalmente no meio organizacional, onde encontramos diferentes grupos de pessoas, com personalidades e comportamentos distintos, o que acarreta divergências de ideias e opiniões.

Inscreva-se: O encontro começa às 8h30. Mesmo quem nunca participou do Gestão de RH pode acompanhar a palestra. Se inscreva aqui[2]

 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Clique aqui e faça sua inscrição, o encontro é gratuito.: https://www.eventick.com.br/adtddywppmzltqzz
  2. Se inscreva aqui: https://www.eventick.com.br/adtddywppmzltqzz

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/gestao-de-rh-fara-6o-encontro-no-dia-09-de-agosto/