Gestão de RH foca ‘Medicina e Segurança do Trabalho’ dia 14

01 . jul . 2015 Imprimir esse Artigo

“Medicina e Segurança do Trabalho” é o tema do próximo encontro do Gestão de RH marcado para o dia 14 de julho no SindiVarejista. O consultor da Roperbras Segurança, Denilson Cazuza dos Santos, fará a apresentação do tema no Espaço Conexão Empresarial a partir das 8h30. A participação é gratuita e aberta a interessados, mesmo quem nunca esteve em um dos encontros pode assistir a palestra.

Entre os assuntos o especialista vai falar sobre a importância da especialidade médica que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador. “O Médico do Trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos”, explicou.

Quando se dá início a uma nova empresa é exigido um exame médico para todos os funcionários. Geralmente são exames rápidos onde são analisadas a frequência cardíaca, as condições físicas e outras especificidades que detectam como está a saúde dos novos funcionários. Depois, periodicamente, são realizados outros exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde física e psicológica de todos da empresa.

“A organização de uma empresa em torno da saúde do empregado é uma obrigação do empregador, mas é também uma maneira de fortalecer o negócio, porque os funcionários trabalham com mais segurança e afinco, melhorando as relações humanas e aumentando a produtividade”, afirmou.

Entre os assuntos que serão apresentados e discutidos no encontro ganham destaque o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), – Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Exames Ocupacionais, Ergonomia, Exames Complementares, Ambulatório, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Comunicaç&atilatilde;o de Acidente de Trabalho (CAT).

Quanto a Segurança do Trabalho o especialista vai falar do conjunto de atividades de reconhecimento, avaliação e controle dos riscos, ou seja, de prevenção dos acidentes de trabalho. “Aqueles que produzem cortes, fraturas, amputações, lacerações entre outros”.

Entre os assuntos abordados se destacam: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares (PPRPS),  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Treinamentos (CIPA) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O que é o Gestão de RH

Este é o terceiro ano do Gestão de RH do SindiVarejista. Na edição de 2015, o grupo está tratando assuntos relacionados ao "Regimento Interno" nas empresas do comércio para evitar futuros imbróglios trabalhistas na Justiça. Apesar de obrigatório, o conjunto de normas internas ainda é pouco desenvolvido nas empresas do setor, principalmente nas pequenas e médias.

A intenção é formular, ao longo do período, um Regimento Interno por empresa varejista participante, para evitar prejuízos com ações trabalhistas no futuro.

Diferente das outras edições, este ano o grupo está sendo desenvolvido no formato "World Café", quando os participantes se dividem em mesas para participarem de um grande debate com o tema proposto, além de desenvolverem atividades em grupo.

No encontro do mês de abril foram destacados os principais elementos que devem estar dentro de um Regimento Interno, além de itens essenciais de um Contrato e da Jornada de Trabalho que incluiu o debate de um case de uma empresa que foi denunciada pelo Ministério Público do Trabalho por abusar da Jornada de Trabalho estabelecida pela lei brasileira.

No de maio os temas abordados foram Convenção Coletiva de Trabalho e suas principais cl&aaaacute;usulas; Normas Regulamentadoras (NR’s) que se aplicam ao comércio e Horário de Trabalho e Atrasos. Em junho os advogados do departamento jurídico do SindiVarejista participaram do quatro encontro e tiraram dúvidas sobre Compensação de Jornada de Trabalho e Banco de Horas.

Leia também matérias anteriores relacionadas ao tema:

Dpto. Jurídico do SindiVarejista participa do 4º encontro do Gestão de RH

Terceiro encontro do Gestão de RH reuniu cerca de 40 profissionais e comerciantes

Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno

Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado

O SindiVarejista fica na Rua General Osório, 883, 4°/5º andar – Centro de Campinas. Mais informações pelo Tel./Fax (19) 3775-5560.


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

CATEGORIAS
SindiVarejista