Gestão de RH focou o tema Resolução de Conflitos no Varejo

16 . out . 2014 Print This Article

Um tema bastante comum nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, foi foco do encontro do mês de outubro do grupo de Gestão de RH no Varejo. A palestra aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 15, e reuniu varejistas, contadores e profissionais de RH no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista para debaterem sobre Resolução de Conflitos.

A apresentação foi feita por uma das coordenadoras do grupo de Gestão em RH, Karina Paes Dionísio de Oliveira. O próximo e último encontro do ano do grupo será no próximo dia 12 de novembro.

Karina começou o encontro dando a definição de conflitos e ressaltou que ninguém pode assumir a responsabilidade do outro. “Antes de resolver qualquer conflito, é preciso primeiro resolver o seu conflito interno. Ele é o maior de todos. E o primeiro passo é reduzir os meus sentimentos. Tem que agir friamente porque antes de tudo você é um profissional que precisa entregar resultados. Não tem que passar a mão na cabeça de um colaborador que está fazendo algo errado e prejudicando todo o funcionamento de uma estrutura”, explicou.

Ela apresentou as principais situações que geram os famosos conflitos:

Comunicação interna deficiente
Luta surda pelo poder
Interesses
Relacionamento
Politicagem
Boatos
Competição interna
Feudos
Falta de cooperaç&atatilde;o entre as áreas
Falta de comprometimento
Sensação de falta de direção

“Todas elas são muito problemáticas e afetam a grande maioria das empresas. Sempre tem, no mínimo, uma delas. Porque são pessoas e existe a concorrência, o boato, a falta de comunicação e os grupinhos. O gestor tem que olhar e saber até que ponto pode agir. Não pode querer resolver tudo, tem que ter esse equilíbrio, porque senão pode piorar”, acrescentou.

Ela também afirmou que além das situações há tipos de comportamento que geram conflitos. “Tem o sujeito que é passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo. É esse que devemos ser e identificar quem são. Elas são mais prudentes e seguras, escutam e falam com respeito”, analisou.

Para a Resolução de Conflitos a coordenadora definiu cinco ações que devem ser desenvolvidas pelo gestor no ambiente de trabalho com seus colaboradores:

Ambiente de Confiança
Deixar claro as expectativas
Focar as necessidades individuais e competitivas
Definir metas e resultados esperados
Reconhecer e compartilhar os resultados

Material de apoio:

Apresentação Gestão de Conflitos


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