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Gestão de RH reúne 40 pessoas para discutir Regimento Interno

Na última 3ª-feira foram destacados os principais elementos que devem estar dentro de um Regimento Interno, além de itens de um Contrato e da Jornada de Trabalho

Empresários do comércio, profissionais de recursos humanos e contadores compareceram em peso ao segundo encontro do grupo de estudos de Gestão de RH no Varejo do SindiVarejista.

A reunião aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 14, e reuniu 40 pessoas.

Diferente das outras edições, este ano o grupo será desenvolvido no formato "World Café", quando os participantes se dividem em mesas para participarem de um grande debate com o tema proposto, além de desenvolverem atividades em grupo.

O principal tema deste ano são os aspectos do Regimento Interno de empresas do comércio. Apesar de obrigatório, o conjunto de normas internas ainda é pouco desenvolvido nas empresas do setor, principalmente nas pequenas e médias.

A intenção dos encontros é formular, ao longo do período, um Regimento Interno por empresa varejista participante, para evitar prejuízos com ações trabalhistas no futuro.

O documento deve ser entregue ao funcionário no momento da contratação para que ele entenda seus direitos e deveres ao entrar para a empresa. É preciso que o colaborador leia, aceite e assine o conjunto de normas deixando claro que ele foi informado sobre a atuação que a empresa espera do novo funcionário.

Encontro dinâmico

No encontro da última 3ª-feira foram destacados os principais elementos que devem estar dentro de um Regimento Interno, além de itens essenciais de um Contrato e da Jornada de Trabalho que incluiu o debate de um case de uma empresa que foi denunciada pelo Ministério Público do Trabalho por abusar da Jornada de Trabalho estabelecida pela lei brasileira.

Já no início do encontro a coordenadora do grupo, Karina Vasconcelos, pediu a colaboração dos participantes para que eles falassem quais os principais temas que um Regimento Interno deve conter. Foram citados: apresentação da empresa, histórico, horário de trabalho, relacionamento com clientes, uso de uniforme, convivência, segurança, manutenção entre outros.

“Parece bobo, mas é preciso ter regras e conceitos básicos de educação como respeito e cordialidade aos superiores hierárquicos e aos colegas de trabalho, mesma atitude na apresentação da empresa perante a sociedade e outro ponto bastante conflitante que é a questão das vestimentas, que devem ser condizentes com o ambiente de trabalho”, explicou a coordenadora.

O quesito roupa é bastante complicado segundo Karina, principalmente relacionado aos mais jovens. “Por isso tem que deixar claro desde o início da contratação qual o perfil que a empresa tem e espera que o funcionário também tenha. Se der uniforme, ótimo, mas deve ficar atento ao tempo de uso, se está gasto, se a quantidade é suficiente. Qual a periodicidade que deve ser trocado. Se não há uniforme, deixe claro nas regras como é preciso vestir, mas principalmente o que não pode. O objetivo não é julgar se está certo ou errado, mas sim deixar claro o que a empresa espera do funcionário”, afirmou.

A coordenadora deu exemplo de uma rede de farmácias que proíbe que funcionários exponham o uso de piercing e também de tatuagens. “No horário de trabalho, os funcionários tampam os dois com micropor ou band-aid. É uma regra da empresa, se optar tem que seguir. É só deixar claro para não gerar qualquer problema. Por isso que mais do que nunca o Regimento Interno deve ser feito de maneira correta e abrangente com as convicções da empresa. Esse uso é apenas um exemplo de todas as informações que nele devem estar contidas. E nunca esqueça, que o grande desafio da atualidade é lidar com as diversas gerações que trabalham lado a lado numa empresa, e que têm pensamentos e atitudes completamente diferentes”, destacou.

A também coordenadora do grupo, Noemi Fernanda Alves Gaya, tirou as dúvidas dos presentes com relação ao que pode ou não conter no Regimento Interno. A comerciante Patrícia Kik, proprietária da Andorinha Parafusos, de Campinas, afirmou que sua empresa entrega uniforme aos funcionários, mas não agasalhos. A dúvida da comerciante é se na época de frio pode solicitar aos funcionários que eles usem apenas uma cor de agasalho. “Não. Se a empresa entregar ao funcionário o agasalho, aí ele tem a obrigação do uso. Se não entrega não pode solicitar o uso de uma única cor”, explicou Noemi que também é advogada trabalhista,

Opiniões

O encontro durou cerca de duas horas com muita interação e debate de dúvidas. A gerente de RH da Conducab, especializada na venda de fios e cabos elétricos, Sarah Marques Pereira de Santana, começou a frequentar o grupo de gestão neste ano e afirmou que já começou a implantar mudanças na empresa em que trabalha. “Fiz reunião com a diretoria sobre o tema do grupo e eles foram receptivos e muito interessados na aprendizagem que estou tendo aqui. O projeto é aprender aqui para implantar lá”, disse.

O gestor administrativo da rede Luccas Supermercados, de Monte Mor, também elogiou a forma que o grupo está sendo desenvolvido. “A maneira e a linguagem que as informações estão sendo passadas são perfeitas para quem é do varejo. Para nos ouvir palestras, sem poder discutir casos do nosso dia a dia, não resolve. Precisamos desse apoio que é dado aqui. É perfeito”, afirmou.

O encontros do grupo de Gestão de RH no Varejo ocorrem mensalmente sempre às terças-feiras pela manhã, na sede do SindiVarejista, em Campinas, e é gratuito. Quem estiver interessado em participar deve entrar em contato pelo e-mail: julia.alves@sindivarejistacampinas.org.br ou pelo telefone (019) 3775-5560.
Mesmo quem nunca participou dos encontros poderá participar da próxima reunião.

Agende-se para os próximos encontros:
12/05; 16/06; 14/07; 11/08; 15/09; 13/10 e 10/11.

Veja aqui como foi o primeiro encontro

O SindiVarejista fica na Rua General Osório, 883, 5º andar, Centro, Campinas.

Saiba Mais

O grupo de Gestão em RH nasceu no SindiVarejista com a proposta de trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e buscar soluções para facilitar essa prática. As reuniões acontecem mensalmente. Em 2014, dois principais temas foram trabalhados: os diversos tipos de conflitos gerados em uma empresa varejistas e como reduzi-los e também empreendedorismo e liderança. Foram oito encontros, com média de 15 pessoas por reunião.

Em todos os encontros há um tema central. Além de convidados especiais que agendam palestras sobre o tema previamente agendados.


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
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