Gestão de RH tem 1º encontro com auditório do SindiVarejista lotado

by Webmaster | 11/03/2015 11:34

O primeiro encontro do grupo de Gestão em RH no Varejo reuniu na manhã da última terça-feira (dia 10), cerca de 40 pessoas, no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista. No evento foi apresentado o tema que será abordado nos próximos oito encontros mensais do grupo: a importância da adoção de um regimento interno, com foco na gestão de pessoas buscando minimizar os efeitos das ações trabalhistas e possíveis punições da Justiça.

Varejistas de diversos setores, além de contadores, profissionais de administração e recursos humanos, compareceram ao evento de abertura. Após responderem a um pequeno questionário sobre regimento interno, foi possível identificar que a grande maioria das empresas, mesmo de médio e grande porte, ainda não tem, completamente definido e consolidado, o documento. E, as que têm, muitas vezes não conseguiram implantar o documento.

Todos os presentes afirmaram que buscam no grupo definições e modelos de como fazer ou remodelar os regulamentos internos nas empresas onde trabalham.

A coordenadora do grupo Karina Vasconcelos afirmou que a intenção dos encontros neste ano é atender e sanar essas dificuldades tão comuns nas empresas do Varejo. “O que passamos hoje é uma noção de como vai funcionar os outros encontros. O objetivo é criar esse documento da melhor forma possível, para cada empresa, com o intuito de evitar ações trabalhistas e também melhorar o ambiente de trabalho para todos que convivem no espaço”, afirmou.

Ela explicou que vai apresentar ao longo dos encontros a importância da adoção de um regimento interno para obter transparência nas relações trabalhistas e assim evitar punições da Justiça do Trabalho. “Vamos trabalhar aqui, mas é preciso que vocês vivam o ambiente de trabalho e repassem o que aprenderam aqui. Tem que entender como a empresa funciona e vivenciá-la”, ressaltou.

Primeiras ações

No primeiro encontro já foi apresentado os riscos de não ter um regimento interno consolidado. Muitos presentes comentaram as dificuldades que já passaram por conta da falta de regras. Já, outros empresários que dividem sociedade, reclamaram da dificuldade de ter o pensamento diferente do sócio, e o quanto isso reflete negativamente no funcionário.

A coordenadora passou atividades em duplas e depois dividiu os presentes em quatro grupos para que eles comentassem dois cases (verdadeiros) de empresas que não tinham claro o regimento e foram julgadas pela Justiça do Trabalho.

“Com os casos reais é possível entender melhor e perceber a necessidade e ter uma definição de um regulamento. O regimento facilita a conversa e dá segurança para a empresa”, afirmou.

A também coordenadora do grupo Noemi Fernanda Alves Gaya, que é advogada, discutiu a parte jurídica dos casos e ouviu a opinião dos grupos. “É muito bem ver diferentes pontos de vista. Mais importante é que as pessoas entendem quanto esse processo é necessário para o amadurecimento de uma empresa”, afirmou.
O próximo encontro está marcado para o dia 15 de abril. O principal foco da nova reunião será a abordagem da CLT e da Convenção Coletiva. O tema será ‘Conciliação da CLT e NR; Convenções Trabalhistas e Regimentos Internos’. “Seria interessante olhar e ver quais são as dúvidas para serem esclarecidas e debatidas no próximo encontro”, afirmou Noemi.

Entre os presentes a representante do Sindicato dos Empregados no Comércio da Região de Capivari, Angela Galtino, afirmou que se surpreendeu com o grupo e pretende participar dos próximos encontros. “Quero aprender bastante e passar para os colegas. A atuação do sindicato está crescendo e quantos mais informação e preparo, mais bem consolidado conseguiremos implantar as mudanças que precisamos”, destacou.

Quer participar do grupo? envie e-mail para julia.alves@sindivarejistacampinas.org.br e faça sua inscrição.

Saiba Mais

O grupo de Gestão em RH nasceu no SindiVarejista com a proposta de trabalhar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e buscar soluções para facilitar essa prática. As reuniões acontecem mensalmente.

Assim como nos dois últimos anos, serão oito encontros mensais até o final do ano. Qualquer empresa varejista (próprio empresário, gerente, contador, profissionais de departamento pessoal e recursos humano) pode fazer parte do grupo que se propõe, ao longo do ano, construir, corrigir e validar um regimento interno com foco na gestão de pessoas (Manual do Colaborador).

Em 2014, dois principais temas foram trabalhados: os diversos tipos de conflitos gerados em uma empresa varejistas e como reduzi-los e também empreendedorismo e liderança.

Em todos os encontros há um tema central. Além de convidados especiais que agendam palestras sobre o tema previamente agendados.

Clique aqui e curta o SindiVarejista de Campinas e Região no Facebook.[1]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Luciana Félix – (19) 3775-5560
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Clique aqui e curta o SindiVarejista de Campinas e Região no Facebook.: http://goo.gl/ZYVZBx

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/gestao-de-rh-tem-1-encontro-com-auditorio-do-sindivarejista-lotado/