Home  > Notícias do Varejo  > Gestão por Competência foi tema de reunião do Grupo de RH no Varejo

Gestão por Competência foi tema de reunião do Grupo de RH no Varejo

Reunião atraiu 25 pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o assunto. O case abordado foi de uma das maiores redes varejistas de eletroeletrônicos

Gestão por Competência foi o tema do quarto encontro de Gestão em RH que a aconteceu na manhã da última quarta-feira, 16, no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista. A reunião atraiu cerca de 25 pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o assunto. O case abordado foi da rede varejista de eletroeletrônicos Magazine Luiza que teve apresentada suas principais características e evolução nos últimos anos.

A assessora comercial da Workcell, Amanda Monte Alto, foi quem fez a apresentação. A especialista começou a palestra com uma “brincadeira” muito usada no processo de seleção da marca que utiliza uma bexiga para cada um dos participantes. Eles devem jogar pra cima sem deixar que elas caiam. “Essa brincadeira parece simples, mas não é. Ela testa a união e a cooperação entre o grupo. O importante é perceber que além da sua, você deve ajudar seu colega para que ele também obtenha sucesso em sua missão, pois aqui é uma empresa única, e todos devem estar unidos por uma mesma causa”, analisou.

A palestrante chamou a atenção para o perfil inovador e ousado da empresária Luiza Trajano que dirige a rede varejista e apontou suas ações que a tornaram uma das mais importantes empresárias brasileiras, reconhecida também lá fora. Baseado em suas características e ações Amanda apontou como a empresária organizou a Gestão por Competência na rede varejista e destacou cinco principais atitudes tomadas pela empresária que fizeram o Magazine Luiza ser hoje uma das principais redes do ramo:

– Agilidade nas decisões: aproveitar a oportunidade e ter estratégia bem elaborada para enfrentar o concorrente;

– Liderança forte: gestão carismática e que aceita sugestões;

– Funcionários fieis: estimulação, autonomia e sistema de remuneração diferenciado;

– Preservação da cultura: valores versus crescimento e, treinamento de funcionários;

– Ousadia e pioneirismo: capacidade de ousar, antever mudanças e criação de lojas virtuais

“A comunicação da Luíza com os funcionários é a mais simples possível. Ela gosta de vender, sempre gostou e passa isso para seus colaboradores. Além de que ela tem características importantes que passa como habilidade, legitimidade, credibilidade e acima de tudo sinceridade ”, afirmou.

A assessora também explicou a vantagem de fazer uma gestão por competência. “Aumenta a objetividade do processo de escolha e deixa o foco mais preciso que proporciona adequação dos trabalhadores a seus cargos, facilitando a motivação e a produtividade. Isso proporciona o conhecimento das características pessoais, do potencial e das limitações”, explicou.

Amanda também falou sobre as mudanças implantadas na rede desde 1991. “Nessa época houve um profundo processo de mudança. Ela colocou seus colaboradores como o agente de mudanças. Depois, em 2002, ela mobilizou toda a empresa para sair do foco do produto e passar o foco para o cliente. No ano seguinte, organizou um compromisso com todos os clientes (Tratado de Araxá) para todas as lojas atingirem o Padrão 12. Para ela a empresa só se destacaria do concorrente, se fosse melhor que 10. Depois em 2004 houve uma ampla revisão de processos internos”, explicou.

O próximo encontro de Gestão em RH no Varejo está marcado para o dia 13 de agosto. Na reunião serão discutidas dúvidas de Convenção Coletiva. Se você tiver alguma pergunta pode encaminhar aqui.

Saiba Mais

O grupo de Gestão em RH trabalha o dia a dia do profissional de Recursos Humanos no Varejo e busca soluções para facilitar essa prática. As reuniões acontecem mensalmente, sempre às quartas-feiras, até o final do ano.

Em todos os encontros há um tema central, como recrutamento e seleção, comunicação interna, o preventivo trabalhista, entre outros temas relevantes para a área. Desde o início do ano ocorreram quatro encontros, entre eles destaca-se a palestra do gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, falou sobre “Empreendedorismo e Liderança" e lotou o auditório do Espaço Conexão Empresarial.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br