Home  > Notícias do Varejo  > Governo promete concluir obra na Avenida Francisco Glicério até novembro

Governo promete concluir obra na Avenida Francisco Glicério até novembro

Prefeito de Campinas garantiu que reforma da Glicério está adiantada e que não atrapalhará vendas de Natal

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), garantiu que as obras de revitalização entre as avenidas Francisco Glicério e Moraes Salles serão entregues até o dia 30 de novembro, tranquilizando comerciantes da região, que temiam que o atraso dos trabalhadores pudesse prejudicar o movimento nas vendas de Natal, mais intenso em dezembro.

Na última quarta-feira (15) Jonas visitou o trecho da primeira estapa e considerou que a obra está adiantada em um mês, reafirmando que os prazos serão cumpridos "com folga". No primeiro trecho do cronograma de obras, que se iniciou dia 28 de fevereiro, todos os dutos de energia elétrica. telecomunicação, água e esgoto foram aterrados entre a Avenida Orosimbo Maia e a Rua Marechal Deodoro.

No trecho entre a Marechal e a Barreto Leme já estão prontos os dutos de água, esgoto e energia, sendo que a previsão era para término no dia 15 de maio, segundo Jonas. A primeira etapa da obra compreende 240 metros, com bloqueio total da Glicério a partir da Avenida Orosimbo Maia. Os investimentos do poder público serão de R$ 6 milhões da Prefeitura e R$ 4,6 milhões da Sanasa. Há, ainda, os investimentos a serem feitos pelas empresas parceiras.

"Na rede de energia, todos os fios estarão 100% aterrados no trecho da Marechal Deodoro até a Barreto Leme até o dia 30 de abril. Estamos na região central, e portanto não temos como desligar a energia. Primeiro será feita toda a parte de aterramento da fiação, energizá-la, e posteriormente desligar os fios que estão expostos", explicou o prefeito. "Conversei com comerciantes e eles relatam sobre o incômodo, mas concordam que é uma obra importante para a cidade", frisou.

A partir da Rua Marechal Deodoro a obra será feita quadra a quadra. A previsão é de 30 dias por quadra. A velocidade da obra em cada trecho será, em média, de 6 a 10 metros por dia. O segundo trecho, da Marechal Deodoro até a Avenida Moraes Salles, tem aproximadamente 760 metros.

O asfalto, que antes seria implantado somente depois do avanço das obras, agora será colocado ao fim de cada etapa, evitando que o tráfego de veículos e ônibus seja afetado pelo solo de terra batida e pedras. A Glicério será recapeada integralmente com uma capa mais lisa de asfalto.

Comércio

Márcia Teixeira, de 36 anos, gerente de uma loja de roupas na Glicério, espera que o transtorno da revitalização não espante a clientela. "Pelos cálculos as obras devem chegar nesse ponto em agosto ou setembro, e esperamos que passe rápido para não atrapalhar as vendas de Natal. E também ninguém que vender produto empoeirado", disse. Embora o ritmo das obras esteja avançando, as autoridades prevêem que haverá trechos em que não será possível o uso de maquinário pesado, e trabalhadores terão que cavar na pá.

Após a parada nas obras em novembro, os trabalhos serão retomados em janeiro a partir da Avenida Moraes Salles, e chegarão até a Avenida Aquidabã em abril, quando está previsto o término da revitalização em 1,4 km de avenida. A calçada da Glicério do lado esquerdo, para quem sobre sentido Moraes Salles, será ampliada em dois metros, ocupando o espaço que hoje é usado para estacionamento. O projeto arquitetônico prevê a instalação de novos quiosques numa espécie de boulevard, cercado de floreiras, e com bancos onde as pessoas possam se acomodar.

Fonte: Gustavo Abdel/Correio Popular