Home  > Notícias do Varejo  > Grupo de RH no Varejo analisou formas de Recrutamento e Seleção

Grupo de RH no Varejo analisou formas de Recrutamento e Seleção

Reunião do Grupo de Estudos ocorreu no dia 15. No próximo encontro, dia 12 de junho, o tema a ser debatido e estudado é ‘Função/Plano de Carreira e Pesquisa Salarial’

O “Grupo de Estudos de RH no Varejo” do Sindivarejista em parceira com ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Regional Campinas teve início no mês de abril e já conta com a participação de onze pessoas. No total são oito encontros mensais até o mês de novembro. As reuniões são sempre das 8h30 às 11h30 na sede do sindicato, no Centro de Campinas.

A intenção do grupo é ampliar a troca de informações entre profissionais do varejo sobre a área de gestão. Os participantes levam os casos de suas empresas para estudo e análise do grupo que, em conjunto, busca soluções. O último encontro aconteceu no dia 15 de maio. Nele foi debatido o tema “Recrutamento e Seleção” onde foram traçadas definições sobre os dois temas que muitas vezes acabam gerando dúvidas nos profissionais.

Durante a conversa foi falado sobre a necessidade de ter pulso firme para manter as regras e a clareza no perfil da vaga. Um exemplo mencionado durante o encontro foi de uma empresa que passou a utilizar a ajuda do profissional da vaga que será aberta para entrevistar o candidato ao cargo. A forma ajuda muito, mas em algumas situações pode atrapalhar. Nessa empresa acabou pesando mais o argumento do gerente, que acreditou no candidato, mesmo a representante do RH afirmando que o profissional tinha perfil explosivo. Não deu outra, em pouco tempo o novo contratado acabou sendo demitindo por criar problemas de relacionamento na empresa.

“Hoje o RH está muito mais preocupado com o caráter do profissional do que com sua experiência profissional”, afirmou a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, que é uma das integrantes do grupo.

Principais tópicos

O grupo também falou sobre as diferentes formas de divulgação da seleção como panfletagem, fazer a seleção e aceitar currículos nos bairros próximos de maneira informal e incentivar os colaboradores fazerem indicações. Outro fato lembrado durante a discussão foi da necessidade prévia de uma entrevista por telefone para evitar despesas e perda de tempo com candidatos sem o perfil para a vaga, além de utilizar as redes sociais para conhecer o candidato.

“A percepção do primeiro contato com o candidato é essencial, comportamento físico, comportamento verbal, perceber a disponibilidade que ele busca e valoriza a vaga. E excluir do processo candidatos que mentem na entrevista e colocam dados falsos no currículo”, afirmou Noemi Fernanda Alves Gaya uma das coordenadoras do grupo.

O próximo encontro está marcado para o dia 12 de junho. O tema é “Função/Plano de Carreira e Pesquisa Salarial”. Nele o debate vai aprofundar questões como definição de função, cargo, plano de carreira, remanejamento interno e perfil versus vaga. A participação no grupo ainda está aberta.
Quem tiver interesse de entrar para o grupo entre em contato pelo telefone (19) 3294.3307 ou pelo e-mail: regionalcampinas@abrhsp.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br