Home  > Notícias do Varejo  > Há 25 anos, Papelaria Belly’s mostra que atendimento e foco no negócio são os diferenciais do varejo

A coluna Varejo em Foco foi conversar com os proprietário da papelaria que revelou os segredos do sucesso de sua loja

Proprietário da Belly’s Papelaria Wellington Pina Martins

Erra quem pensa que papelaria só ‘fatura bem’ no início do ano com as vendas de material escolar. De fato, janeiro pode ser considerado um “Natal” para as papelarias já que há uma alta relevante na receita, mas assim como nas outras modalidades do comércio, os demais 11 meses do ano são tão importantes e devem ser pensados e planejados. Quem faz muito bem isso é a papelaria Belly’s de Valinhos que está no mercado há 25 anos.

Mesmo as crises que abalaram o setor nos últimos 10 anos, que reduziu o número de livrarias e papelarias em 29% no Brasil, a Belly’s está longe de qualquer tipo de dificuldade e, inclusive, está contratando funcionários.

Com milhares de produtos em sua única loja, a papelaria tem como forte o atendimento no balcão e também para empresas e escritórios. “Desde o início de nossa operação focamos no atendimento das empresas. No começo, sai batendo de porta em porta para oferecer nossos produtos e serviços e até hoje temos nossos clientes fidelizados”, afirmou o sócio-proprietário Wellington Pina Martins que ao lado da esposa Roseli Codibelli Martins administra a papelaria. Hoje Belly’s conta com quatro funcionários.

A ideia de montar uma papelaria surgiu depois de repensarem a abertura de uma sorveteria. “Pensamos no final de semana, que não teríamos mais se tivéssemos uma sorveteria. Na sequência veio a ideia de montarmos uma papelaria e começamos em um local minúsculo, mas sempre com a ideia de focar nas empresas. Elas dão o maior volume de vendas que é necessário para uma papelaria rodar. Com isso, consigo excelentes preços nos meus fornecedores e, consequentemente, para minha clientela. Porém, também tivemos foco no balcão, naquele cliente do dia a dia”, explicou.

O melhor período de vendas da papelaria ocorreu até 2005, já no prédio atual. “Depois estabilizou, inclusive, na época, tivemos que cortar dois funcionários, mas seguimos em frente, aprendendo e mudando conforme as necessidades dos nossos clientes e deu tudo certo porque planejamos e pensamos em algumas atitudes”, afirmou.

Apesar de toda a digitalização dos processos atuais, a Belly’s segue crescendo e o proprietário diz que não tem do que reclamar. “Estamos meio atrasados, mas já estamos no processo do digital. Fiz curso de Instagram no SindiVarejista e estamos estudando como fazer para aplicar isso na empresa. Quem não investir em redes sociais vai ficar para trás. Também vamos melhorar nosso site. O consumidor está cada vez mais acostumado a procurar na internet os produtos que quer, então temos que focar nisso”, afirmou.

Apesar de ainda não terem as redes sociais como Facebook e Instagram fortes, Wellington domina outra ferramenta tão importante quanto: o WhatsApp. O empresário sabe conquistar como ninguém, seus clientes com promoções que ele mesmo monta e dispara via aplicativo. “Garanto que é um sucesso, o trato com os clientes é o diferencial e garanto que dá certo porque é bom para eles e para a empresa”, disse sem revelar seus segredos.

E esse “lidar com o cliente” faz escola na papelaria. Para o empresário, o atendimento é fundamental para a fidelização e crescimento de uma empresa. “Aqui treinamos nossos funcionários, que na maioria as vezes está no mercado de trabalho pela primeira vez, de forma diferenciada. Ele aprende a prestar toda a atenção na necessidade do cliente e por isso, conseguimos fidelizar nosso consumidor do balcão e também as empresas que são atendidas”, explicou.

Outra modalidade que a papelaria investiu nos últimos anos foi na prestação de serviços. “Tudo o que o cliente precisa, como xerox, impressão, envio de e-mail e até montagem de currículos, fazemos. O empresário tem que estar atento as necessidades de seus clientes”, afirmou.

Além de papelaria, a Belly’s vende produtos para presentes como objetos de decoração, canetas de colecionador e brinquedos.

A Belly’s fica na Avenida dos Esportes, 311, Vila Olivo, Valinhos
Horário: das 8h às 18h. Telefone: (19) 3869-2627

CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE “VAREJISTA EM FOCO”

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram,  Facebook e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br