Hortolândia completa 24 anos e comércio se destaca pelo forte e rápido crescimento

by Webmaster | 19/05/2015 10:36

Uma das cidades mais jovens da Região Metropolitana de Campinas (RMC) completa 24 anos nesta terça-feira, dia 19 de maio. Apesar da pouca idade o município de Hortolândia se destaca na região. Além de ser polo tecnológico com representação de várias empresas de parâmetro multinacional altamente avançado, sua localização privilegiada fez com que tivesse um rápido desenvolvimento demográfico e industrial.

Quem passou por lá há dez anos e volta hoje pode perceber que Hortolândia é outra cidade. Para se ter uma ideia, a região central foi toda revitalizada. Chegaram novas empresas, empreendimentos imobiliários, tratamento de esgoto com a inauguração de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Em 2005, a cidade não tinha hotel. Hoje, há quatro. Há dez anos a cidade contava com 300 empresas, atualmente são 500. O sistema viário também sofreu transformações.

Além disso, em tão poucos anos já se destaca por ter um comércio forte e diversificado, principalmente na região central. O setor foi o que mais cresceu. De 800 lojas em 2005, dez anos depois esse número saltou para 3 mil. Um crescimento de 275% no segmento.

Segundo a vendedora Débora Gomes Moraes, 28, que trabalha na região central, a cidade tem mudado bastante. Hoje as pessoas que moram no município não precisam se deslocar para Campinas para fazerem suas compras.

"A cidade está se desenvolvendo e hoje temos lojas de rede que há anos atrás não entravam na cidade. Esta em que trabalho, por exemplo, tem duas filiais, uma aqui no Centro e outra na região do Amanda", salientou. Para ela, o fato de a cidade ter três shoppings mostra sua força no mercado consumidor. "Não acredito que uma cidade com o porte de Hortolândia (com 212 mil habitantes) tenha construído três shoppings em um curto período como ocorreu aqui", salientou.

No começo do mês, a prefeitura anunciou R$ 50 milhões em investimentos em parceria com o governo federal, por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Entre as principais obras a serem realizadas com o recurso está a revitalização de duas vias do comércio: Luiz Camilo de Camargo (Centro) e a Antonio Fernandes Leite (região do Rosolen), que receberão calçada com piso intertravado, paisagismo, sistema de fiação subterrânea e luminárias de LED.

Festa

Para comemorar todo esse crescimento a Prefeitura  promove, o Festival Hortolândia 24 Anos durante essa semana. O evento gratuito apresenta o grupo Roupa Nova, a Banda Sunset e artistas locais, em dois dias de festa. A programação acontece nos dias 23 e 24, na área ao lado do Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”. O parque está localizado na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, s/n, atrás da Magneti Marelli, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina.

No sábado (23/05), a festa inicia às 15h. Neste dia, haverá a apresentação musical “Talentos da Terra”, com a participação de artistas locais. A partir das 21h, acontece o show com a banda Sunset, com repertório variado de artistas nacionais.

No domingo (24/05), a festa reinicia às 15h. Nesta noite, às 21h, haverá show com o grupo Roupa Nova.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br com O LIBERAL

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/hortolandia-completa-24-anos-e-comercio-se-destaca-pelo-forte-e-rapido-crescimento/