Ibope identifica perfil do consumidor da Classe C

14 . abr . 2011 Imprimir esse Artigo

No ano passado, o Ibope realizou pesquisa a fim de identificar o perfil do consumo da Classe C. A amostra apresentou comportamentos diferenciados, divididos em grupos com características próprias de consumo: Conformistas (19%), Personalistas (21%), Consumistas (29%) e Racionais (31%).

O resultado mostrou ainda os seguintes comportamentos:

1 – A CLASSE C E A SAÚDE: Os consumidores desse estrato social são menos preocupados com a qualidade da alimentação e prevenção. Mas, ao mesmo tempo, estão menos propensos aos excessos alimentares e físicos. Além disso, não se interessam por prevenção, no aspecto saúde;

2 – GRAU DE INSTRUÇÃO: A grande maioria tem ensino fundamental ou segundo grau e não domina outro idioma;

3 – LAZER E ENTRETENIMENTO: Utilizam a internet e a televisão como entretenimento, com destaque para lan houses, bastante usadas pela Classe C. Cinema, TV por assinatura e mídia impressa impactam bem menos este grupo de consumidor;

4 – A CLASSE C E O ATO DE COMPRA: Preferem comprar em lojas de rua e buscam por produtos como computadores, celular, microondas, televisão, geladeira e máquina de lavar. Na compra de produtos para o lar, já superam as classe A e B;

5 – VAIDADE: Também se destacam na compra de produtos de cuidados pessoais, principalmente entre as jovens entre 20 e 34 anos;

6 – PRODUTOS FINANCEIROS: O meio de pagamento mais utilizado pela Classe C é o cartão de crédito ou de loja. Em geral, o benefício do parcelamento no cartão possibilita que tais valores sejam suportados pelo orçamento familiar, facilitando a compra de produtos de maior valor agregado. (Série continua nas próximas edições)

Fonte: Economix Digital Abril – 1º Quinzena

CATEGORIAS
SindiVarejista