ICC de Campinas sofre segunda queda consecutiva, mas segue positivo

by Luciana Felix | 18/05/2018 17:39

A confiança do consumidor de Campinas registrou uma nova retração pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 4,7%, ao passar de 109,7 pontos em março para 104,5 pontos em abril. No comparativo anual, o ICC registrou uma queda maior ainda, 10%.

O ICC é elaborado mensalmente pelo SindiVarejista de Campinas e região com o apoio da FecomercioSP e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Os dois quesitos que compõem o indicador caíram na passagem de março para abril. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou queda de 2,3%, ao passar de 58,6 pontos em março para 57,2 pontos em abril. O Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) caiu mais ainda 5,35%, ao passar de 143,7 pontos em março para 136 pontos em abril.

A presidente do SindiVarejista que também é formada em estatística pela Unicamp, Sanae Murayama Saito, os dois primeiros meses do ano os consumidores tendem a demonstrar mais confiança, uma vez que ainda seguem com os efeitos positivos dos recursos do 13º salário e do reajuste do mínimo. “No mês de abril, nota-se que esse sentimento já se dissipou. Isso se evidencia pela retração do indicador que mede a percepção dos campineiros em relação às condições econômicas atuais, que caiu 11,2 pontos em dois meses (em fevereiro o ICEA era de 68,4 pontos)”, afirmou.

Apesar das duas quedas em meses seguidos o índice de Campinas continua na faixa positiva. “Estamos dentro do limite, os consumidores parecem ter ajustado o seu patamar de confiança e otimismo, com o ICC recuando pelo segundo mês seguido. Entretanto, é preciso aguardar os resultados dos próximos meses para verificar se há uma reversão de tendência ou acomodação nesse patamar, destacando que no período pré-eleitoral é comum essa volatilidade nos indicadores de confiança”, afirmou Sanae.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/icc-de-campinas-sofre-segunda-queda-consecutiva-mas-segue-positivo/