Home  > Notícias do Varejo  > Implantação do eSocial preocupa diretores de RH, aponta pesquisa

Implantação do eSocial preocupa diretores de RH, aponta pesquisa

Projeto que visa unificar o envio de informações do empregado pelo empregador ao Governo Federal é levanta alerta de gestores.

De acordo com pesquisa da Robert Half, o eSocial – projeto que visa unificar o envio de informações do empregado pelo empregador ao Governo Federal – é uma das mais recentes preocupações dos diretores de RH do Brasil. Dos 100 entrevistados no final de 2014, 46% acreditam que a implantação desse sistema é “muito desafiadora” e 40% preveem “alguma dificuldade” no processo.

Fala sua inscrição no workshop que será realizado dia 17/2, no SindiVarejista

Lucas Nogueira, gerente de divisão da Robert Half explica o desafio da transição para o novo formato. “Apesar de ser um tema importante, ainda há pouca divulgação de informações e isso gera uma insegurança natural”. Ele alerta que as dificuldades de adaptação devem se concentrar apenas nesse período inicial. “Os gestores devem ter em mente que o eSocial é positivo. É uma excelente ferramenta para diminuir a sonegação de impostos no Brasil e, dessa forma, destacar as empresas que trabalham corretamente”, explica.

O executivo aponta que a falta de conhecimento das normas do eSocial pode se refletir em complicações para as organizações, que vão desde atrasar a admissão de um colaborador ou até mesmo travar a folha de pagamento. “Uma boa opção nesse período de implantação do eSocial é a contratação de um profissional temporário especializado na ferramenta”, considera Nogueira. A hipótese é considerada por 54% dos gestores de RH entrevistados.

Busque treinamento

O treinamento e o recrutamento de pessoal, inclusive, são apontados como os principais desafios no processo de implantação do eSocial, na opinião de 50% e 45% dos gestores entrevistados, respectivamente. “Por ser algo recente, é natural que seja mais difícil de encontrar especialistas na ferramenta, o que gera vantagem competitiva aos profissionais que já tiveram experiência na implementação deste sistema ou de outros similares”, comenta Nogueira.

Veja aqui o cronograma de implantação

Nível de desafio para a implantação do eSocial

46% muito desafiador

40% um pouco desafiador

14% nem um pouco desafiador

Principais desafios no processo de implantação (múltipla escolha)

50% treinamento de pessoal

45% recrutamento de pessoal

38% falta de conhecimento sobre a norma

27% aumento da carga de trabalho

21% falta de tecnologia compatível com a da norma

7% falta de tempo para cumprir com a norma

6% nada

 

Fonte: Pesquisa Robert Half

Acesse nossa página no Facebook