Inadimplência cai após 13 anos seguidos de alta, segundo a Serasa Experian

24 . jan . 2014 Print This Article

Consumidores mais preocupados em pagar dívidas do que comprar e bancos mais rígidos na concessão de crédito ajudaram a reduzir o nível de inadimplência do País em 2013 após a piora nos indicadores nos últimos anos.

O índice de atraso no pagamento de débitos recuou 2% no ano passado, segundo a Serasa Experian. Trata-se da primeira queda desde quando o indicador começou a ser medido, em 2000.

Um período de crédito farto e medidas de incentivo ao consumo após a crise de 2008 refletiram em uma piora significativa da inadimplência nos últimos anos. Em 2012, por exemplo, houve aumento de 15% nos atrasos.
Para reduzir a perdas com devedores duvidosos, os bancos adotaram uma postura de maior cautela, com mais regidez na análise e liberação dos créditos.

Por seu lado, os consumidores também passaram a priorizar o pagamento de dívidas a fazer novas aquisições. Assim, em 2013, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 9,4%.

Houve melhora também no nível de atrasos com dívidas não bancárias (com financeiras, lojas e prestadoras de serviços). Embora tenha registrado leve elevação (0,6%), a inadimplência com bancos teve elevaçãp bem inferior ao registrado em 2012, quando a alta foi de 5,8%.

Fonte: Correio Popular

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