Home  > Notícias do Varejo  > Inadimplência no comércio varejista tem alta de 2,33% em 2013, diz CNDL

Inadimplência no comércio varejista tem alta de 2,33% em 2013, diz CNDL

Resultado é melhor que o de 2012, quando inadimplência cresceu 12,18%. Em dezembro de 2013, taxa registrou recuo de 4,44%.

A taxa de inadimplência do consumidor brasileiro no comércio varejista encerrou 2013 com um aumento médio de 2,33%, na comparação com 2012, informou nesta terça-feira (14) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Apesar da alta, ela foi bem menor que a registrada ao longo de 2012, quando a inadimplência subiu 12,18%, na comparação com 2011. De acordo com o SPC, houve uma forte elevação na inadimplência até o fim do primeiro trimestre de 2013. A partir de abril, porém, a tendência se inverteu, devido ao aumento da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central, que encareceu o crédito no país e desestimulou o consumo.

Além disso, segundo o SPC, bancos e lojistas passaram a exigir, ao longo do ano passado, mais garantias dos tomadores de crédito, o que levou a uma redução no risco de calote.

Em dezembro de 2013, houve um recuo de 4,44% na inadimplência, na comparação com o mesmo mês de 2012. Essa foi a quarta queda mensal consecutiva no ano passado, e a mais acentuada desde o início da nova série histórica, que começou em janeiro de 2012.

Segundo a CNDL, a queda da inadimplência é típica nesse período de fim de ano e está ligada a uma injeção extra de recursos após o pagamento do 13º salário, além da criação de vagas temporárias de trabalho. Assim, muitas famílias usam o dinheiro para pagar dívidas.

Previsão para 2014

Em nota, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, informou que para 2014 a projeção dos lojistas é que a taxa de inadimplência cresça em um patamar semelhante ao do ano passado, "mas com viés de alta". Segundo ele, essa previsão se deve à perspectiva de desaceleração na criação de vagas de trabalho.

Vendas a prazo

Ainda de acordo com a entidade, o número de consultas ao banco de dados do SPC para vendas a prazo em dezembro cresceu 2,90% em relação ao mesmo mês de 2012. O resultado, considerado baixo pelo CNDL, está relacionado à alta "modesta" das vendas de Natal, impactada pelo aumento dos juros e pela inflação, que tira poder de compra dos trabalhadores.

Em todo o ano de 2013, o crescimento médio das vendas a prazo foi de 4,12%, menor que os 7,16% verificados ao longo de 2012.

Para 2014, a projeção da CNDL é que as vendas a prazo cresçam menos que no ano passado. Essa estimativa, informou a entidade, baseia-se na avaliação de que o modelo de incentivo ao consumo adotado pelo governo está perdendo efeito no país.