HISTÓRIA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
ATENDIMENTO
NEGOCIAÇÕES 2019
ATIVIDADES REPRESENTADAS
GARANTIAS DA CONVENÇÃO COLETIVA
SINDICATOS PROFISSIONAIS
SEJA UM ASSOCIADO
CONTRIBUIÇÕES
SINDICAL PATRONAL
ASSISTÊNCIAL PATRONAL
SÓCIO VOLUNTÁRIO
MEMÓRIA DO VAREJO
MATERIAL DE APOIO
PROJETOS
FESTIVAL CULTURAL
CONEXÃO EMPRESARIAL
CURSOS E PALESTRAS
GESTÃO DE RH NO VAREJO
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO VAREJO
Na próxima quarta-feira, dia 09 de dezembro, a cidade de Indaiatuba completa 185 anos de fundação. A cidade que acolheu, no final do século 19 muitos imigrantes suíços, alemães, italianos e espanhóis; e, no século 20, japoneses, teve sua origem na agricultura e em seguida surgiu o comércio e às pequenas manufaturas. Hoje se destaca por ter um varejo forte e rico em opções para os moradores do município.
Para comemorar a data a Prefeitura pretende homenagear cidadãos da cidade e funcionários públicos na próxima quarta-feira com entrega de medalhas e certificados. A cerimônia vai ocorrer na Câmara Municipal.
Histórico
Na década de 1970 a dependência comercial era bastante grande, pois, para a obtenção de grande parte das mercadorias e serviços existentes, seus moradores tinham que recorrer a cidades mais desenvolvidas, como Campinas e Itu. Com o desenvolvimento industrial e o crescimento populacional que foi se processando na década de 70, a sociedade atingiu níveis financeiros maiores, o que aumentou a demanda por serviços e mercadorias. Devido às condições que se formavam na época, a cidade de Indaiatuba sentia que deveria diminuir sua dependência em relação a outras cidades. Nesse período, a concentração comercial era praticamente no centro da cidade. Entretanto, com o surgimento de novos núcleos habitacionais e a formação de outros bairros, o comércio foi se expandindo e descentralizando-se. É o caso, por exemplo, dos pólos comerciais da Cidade Nova, Cecap e Jardim Morada do Sol – que com sua expansão – também vêm se unindo ao comércio de outros bairros.
A cidade deixava gradualmente sua tradição agrária e começava a se inserir num contexto urbano, condicionando sua população a uma mudança de valores e costumes levados por um mercado representativo e atrativo, alguns segmentos comerciais – que atuavam em outras cidades com suas redes de lojas – vieram se instalar em Indaiatuba. No final da década de 70 e início da de 80, devido à falta de concorrência em alguns segmentos comerciais, muitos consumidores iam buscar em outras cidades – como Campinas – produtos oferecidos na cidade. Mas hoje a realidade é outra.
A concorrência entre vários estabelecimentos comerciais de Indaiatuba que ofereceriam os mesmos tipos de mercadorias e serviços, virou diversas opções para os consumidores. Portanto, hoje é possível adquirir a preços competitivos muitas mercadorias que antes – mesmo existindo aqui – eram buscadas em outras cidades. Devido a essas e outras mudanças que ocorreram no cenário econômico, os consumidores passaram a ser mais críticos em relação à qualidade e preço dos produtos que pretendem adquirir. Assim, o mercado passou a exigir muito mais dos comerciantes.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba e Assessoria de Imprensa SindiVarejista Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br