Indaiatuba completa 185 anos no próximo dia 9 com comércio expansão

by Luciana Felix | 03/12/2015 16:10

indaiatuba[1]Na próxima quarta-feira, dia 09 de dezembro, a cidade de Indaiatuba completa 185 anos de fundação. A cidade que acolheu, no final do século 19 muitos imigrantes suíços, alemães, italianos e espanhóis; e, no século 20, japoneses, teve sua origem na agricultura e em seguida surgiu o comércio e às pequenas manufaturas. Hoje se destaca por ter um varejo forte e rico em opções para os moradores do município.

Para comemorar a data a Prefeitura pretende homenagear cidadãos da cidade e funcionários públicos na próxima quarta-feira com entrega de medalhas e certificados. A cerimônia vai ocorrer na Câmara Municipal.

Histórico

Na década de 1970 a dependência comercial era bastante grande, pois, para a obtenção de grande parte das mercadorias e serviços existentes, seus moradores tinham que recorrer a cidades mais desenvolvidas, como Campinas e Itu. Com o desenvolvimento industrial e o crescimento populacional que foi se processando na década de 70, a sociedade atingiu níveis financeiros maiores, o que aumentou a demanda por serviços e mercadorias. Devido às condições que se formavam na época, a cidade de Indaiatuba sentia que deveria diminuir sua dependência em relação a outras cidades. Nesse período, a concentração comercial era praticamente no centro da cidade. Entretanto, com o surgimento de novos núcleos habitacionais e a formação de outros bairros, o comércio foi se expandindo e descentralizando-se. É o caso, por exemplo, dos pólos comerciais da Cidade Nova, Cecap e Jardim Morada do Sol – que com sua expansão – também vêm se unindo ao comércio de outros bairros.

A cidade deixava gradualmente sua tradição agrária e começava a se inserir num contexto urbano, condicionando sua população a uma mudança de valores e costumes levados por um mercado representativo e atrativo, alguns segmentos comerciais – que atuavam em outras cidades com suas redes de lojas – vieram se instalar em Indaiatuba. No final da década de 70 e início da de 80, devido à falta de concorrência em alguns segmentos comerciais, muitos consumidores iam buscar em outras cidades – como Campinas – produtos oferecidos na cidade. Mas hoje a realidade é outra.

A concorrência entre vários estabelecimentos comerciais de Indaiatuba que ofereceriam os mesmos tipos de mercadorias e serviços, virou diversas opções para os consumidores. Portanto, hoje é possível adquirir a preços competitivos muitas mercadorias que antes – mesmo existindo aqui – eram buscadas em outras cidades. Devido a essas e outras mudanças que ocorreram no cenário econômico, os consumidores passaram a ser mais críticos em relação à qualidade e preço dos produtos que pretendem adquirir. Assim, o mercado passou a exigir muito mais dos comerciantes.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba e Assessoria de Imprensa SindiVarejista
Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. [Image]: https://sindivarejistacampinas.org.br/wp-content/uploads/2015/12/indaiatuba.jpg

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/indaiatuba-completa-185-anos-no-proximo-dia-9-com-comercio-expansao/