Home  > Notícias do Varejo  > ‘Indaiatuba Sustentável’ é lançado com orquestra de viola e exposição de fotos

‘Indaiatuba Sustentável’ é lançado com orquestra de viola e exposição de fotos

Prefeito Reinaldo Nogueira e Sanae Saito comentam importância do projeto

O lançamento oficial do projeto “Indaiatuba Sustentável” aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença do prefeito da cidade, Reinaldo Nogueira, que falou sobre a importância do projeto para  o município e agradeceu a ação do Sindivarejista como precursor da iniciativa. O evento aconteceu na Sala Acrísio de Camargo no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI). Além da presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, participaram do lançamento o vice-prefeito, Antônio Pinheiro, a secretária de Educação, Rita de Cássia Transferetti, a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch, e a representante da Secretaria de Meio Ambiente.

O projeto tem o apoio do Sindivarejista e faz parte da agenda 2013 do programa Conexão Social Sindivarejista, iniciado há dois anos na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba conta com patrocínio da empresa MANN+HUMMEL Brasil.

“A semente que plantamos nesses dois anos nós estamos vendo germinar, porque existe um solo fértil em Indaiatuba, que já tem essa vocação para a sustentabilidade, já está enraizada na política local. Isso é muito gratificante”, afirmou Sanae Saito.

A exposição fotográfica “Araquém Alcântara: Amazônia, Cidades e Meio Ambiente”, um dos mais importantes fotógrafos especializados na questão ambiental do mundo, foi uma das atrações da noite de lançamento do “Indaiatuba Sustentável”. A apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas, que atraiu centenas de pessoas, abriu a programação cultural que se estende até 28 de junho.

Parte do público era formada pelos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já participaram das atividades do “Indaiatuba Sustentável” iniciadas em maio, antes da abertura oficial da programação, entre elas as Oficinas de Fotografia, Orçamento Familiar, Consumo Consciente e Stop Motion.

Entre as próximas atrações, destaca-se no próximo dia 13 o “Fórum: Cidades Educadoras e Sustentáveis”. O evento também irá acontecer no CIAEI a partir das 19h30. E, para encerrar a edição deste ano do projeto, no dia 28, também no CIAEI, haverá a apresentação do espetáculo “Barbatuques”, também a partir das 19h30.
 “Indaiatuba Sustentável” tem recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura,com o patrocínio da MANN+HUMMEL Brasil e o apoio das secretarias de Educação e Cultura da prefeitura da cidade e do Sindivarejista de Campinas e Região. A execução das atividades é responsabilidade da empresa SynCriativa. As atividades serão realizadas no mês de junho e a intenção é fazer com que toda a comunidade se envolva no projeto. Veja programação abaixo.

Conexão Social Sindivarejista

Para a presidente do Sindivarejista, a educação para sustentabilidade deve começar em casa. “As pessoas devem entender que para mudar o macro, é necessário antes de tudo, mudar as atitudes em casa. Precisamos nos reeducar nas mínimas ações e levar para a rua, para o trabalho, como uma corrente do bem. Somente desta forma alcançaremos os objetivos do projeto Cidades Sustentáveis”, disse a presidente.
Uma das principais intenções do Conexão Social Sindivarejista é  dar oportunidade educativa para que a população tenha papel protagonista no desenvolvimento sustentável do município, além de contribuir para integrar valores e habilidades para um modo de vida sustentável. Outro objetivo é ampliar o diálogo entre o poder público com os diversos setores organizados, para que mais iniciativas do gênero sejam desenvolvidas no município.

Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505. Informações também no facebook.com/indaiatubasustentavel .

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

FÓRUM DE DEBATES: DIÁLOGOS COM A SUSTENTABILIDADE

13 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio Camargo – CIAEI

Agentes educativos permanentes e plurais, as cidades podem contrariar estes fatores deseducativos a partir do aprendizado, da troca, da partilha de experiências e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes.

O painel, mediado por Ana Carla Fonseca, com participação de Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira, pretende dialogar sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades educadoras, criativas e sustentáveis. Livre. Gratuito. Entrega de certificado.

Ana Carla Fonseca Administradora Pública (FGV), Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

Carlos Rodrigues Brandão Professor titular aposentado da Unicamp. É professor do corpo docente do Doutorado em Ambiente e Sociedade do NEPAM/IFCH da UNICAMP. Especialista nas áreas de cultura, cultura popular, educação popular, educação ambiental.

Maurício Broinizi Pereira Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Secretario Executivo da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e doutor em História Econômica pela USP.

SHOW MUSICAL – BARBATUQUES

28 de junho, sexta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

O espetáculo infantil do Núcleo Barbatuques é uma jornada através de sons e movimentos, uma experiência musical inventiva que brinca com o corpo da cabeça aos pés. Reflete a espontaneidade da infância e a naturalidade com que a criança brinca com o corpo e suas possibilidades.

Tum Pá traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias. Gratuito.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br