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Índice de Confiança do Consumidor de Indaiatuba segue otimista em dezembro

O ICC teve alta de 14,2 pontos entre outubro e dezembro. Passou de 105,5 para 119,7 pontos. O dado significa que as pessoas acreditam que terão melhores condições de compra, no próximo ano

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Indaiatuba segue relativamente otimista em relação ao futuro, provavelmente se referindo a uma expectativa melhor do poder de compra em 2017, segundo levantamento do SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP. O ICC teve alta de 14,2 pontos entre outubro e dezembro. Passou de 105,5 para 119,7 pontos. O dado significa que as pessoas acreditam que terão melhores condições de compra, no próximo ano, mas ainda sentem certa insegurança com o momento atual e entendem que apesar das melhores perspectivas, o cenário atual ainda é muito negativo, com desemprego elevado e rendimentos em queda.

O levantamento, que revela o humor do consumidor, também ajuda o varejista a programar estoques, sinalizando como deverá ser o comportamento de seus clientes a curto e médio prazo.

O indicador utilizado na pesquisa varia entre 0 e 200 pontos, sendo que abaixo de 100 significa pessimismo e, acima, otimismo. O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que revela a disposição em consumir neste momento, e também pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que aponta a perspectiva das pessoas em comprar no futuro, sem considerar o cenário atual.

Quando perguntado aos entrevistados sobre o atual momento, o ICEA apontou pessimismo, com 56 pontos – praticamente estável em relação à pesquisa anterior quando o patamar era de 55,7 pontos. Já, a perspectiva futura (IEC) continua em alta, com 162,1 pontos – elevação de 23,5 pontos em relação ao dado anterior. Ou seja, as projeções para o futuro estão no campo positivo do indicador e até cresceram entre setembro e novembro deste ano.
O assessor econômico da FecomercioSP Fábio Pina explicou que os dados mostram que ao longo de dois meses a expectativa cresceu baseada numa esperança de melhora econômica que ainda não veio. “As pessoas estão imaginando que haverá uma melhora econômica de fato a partir de 2017, mas é preciso entender que isso ainda vai levar um tempo. Esses dados de Indaiatuba com relação à esperança das pessoas são bastantes positivos, mas ainda estão baseados numa projeção de perspectiva de um futuro a médio prazo melhor que tem e pode se concretizar, mas ainda está apenas no campo das expectativas ”, explicou.

Já, o pessimismo do momento atual é resultado de todo o processo que estamos passando, mesmo com a estabilidade política, não houve nenhuma mudança concreta que faça as pessoas estarem dispostas a consumir agora. No entanto, quando questionados sobre os próximos meses, a perspectiva é melhor. O Consumidor está dando um voto de confiança para a economia, mas vai cobrar o retorno dessa esperança ao longo do ano que vem. O futuro “melhor” tem que se concretizar, ou gradativamente o indicador vai começar a cair novamente.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o índice é uma importante ferramenta de orientação aos comerciantes, além de contribuir com a economia da cidade. “Em breve teremos uma curva histórica que mostrará o comportamento do consumidor ao longo do tempo e, por meio disso, o varejista conseguirá se pautar, fazer promoções na hora exata, encher ou não o estoque”, disse.

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