Informação é o melhor recurso para exercer o Voto Consciente

by Webmaster | 28/09/2010 18:01

Escolher um candidato que possa nos representar não é uma tarefa fácil. Ao contrário do que boa parte da população acredita, a eleição não se limita ao ato de ir até o local de votação e registrar o seu voto. Não basta apertar o botão. É preciso saber exatamente o que pode acontecer depois daquela decisão. A informação é a única que pode nos auxiliar nesta decisão.

Você já definiu todos os seus candidatos? Conhece a vida política de cada um deles? Sabe quais as funções dos deputados federal e estadual, senadores, governadores e presidente? Antes do dia 3 de outubro, data marcada para o primeiro turno da Eleição 2010, você pode buscar informações para fazer um Voto Consciente.

Ao contrário do que deveria acontecer, nós não obtemos as informações necessárias ao acompanharmos as campanhas políticas na TV, no rádio ou nas ruas. Mas é possível pesquisar nos sites do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do Governo Estadual e da Presidência sobre muitos candidatos. Confira alguns endereços que podem ajudá-lo:
http://www.senado.gov.br/http://www2.camara.gov.br/agencia/http://www.presidencia.gov.br/http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Governo/GovEst_Legis.htmhttp://www.saopaulo.sp.gov.br/Sobre aqueles candidatos que ainda não exercem nenhum cargo público, vale a pena fazer buscas pelo próprio nome do candidato. Há diversas outras maneiras de obter informação, como a leitura de jornais, as conversas entre amigos (evitando sempre as discussões inflamadas) e os debates entre os candidatos que são exibidos na web ou na televisão. Algumas empresas também promovem atividades que contribuem para a reflexão a respeito do voto (leia mais sobre Lei Seca e Dia de Trabalho normal na eleição, nesta página, no texto ‘Dia da eleição não é feriado’ – https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=198 ).OficinaVoto Consciente foi o tema de uma oficina realizada na sede do Sindivarejista de Campinas e Região com a participação dos funcionários da entidade. De uma maneira bastante lúdica e divertida, todos os participantes se envolveram em diferentes atividades com um único objetivo: a conscientização sobre a importância de conhecer o histórico e o programa de governo de seus candidatos, bem como cobrar de seus governantes os projetos apresentados durante a campanha.

A oficina teve início com a exibição de um trecho de “O Bem Amado”. Exibida na década de 70, a novela continua atual, pois tem como personagem principal o político demagogo e corrupto Odorico Paraguaçu. Em seguida, os participantes se aprofundaram sobre os papeis desempenhados pelo Presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Também falaram sobre suas expectativas em relação a cada um de seus candidatos.Tire suas dúvidasVeja abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o dia da eleição:Posso votar sem levar meu título?N&aatilde;o pode. Além do título, o eleitor deve mostrar algum documento oficial com foto, como carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, habilitação com foto e passaporte. Certidões de nascimento e casamento não são aceitas.

 O que faço se eu perdi meu título?Até o dia 30 de setembro é possível fazer segunda via em um cartório eleitoral, com documentos de identidade (com foto). Não há taxa e fica pronto na hora.

 Não votei nas últimas eleições. Posso votar agora?Pode. Basta o título não ter sido cancelado. Verifique se está em dia pelo site do TSE (WWW.tse.jus.br). Para quem tiver o título cancelado, somente em novembro poderá procurar um cartório eleitoral para regularizar a situação, pagando multa.

 Posso usar uma cola na hora de votar?Pode.O papel pode conter os números (ou nomes) dos candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador 1 e senador 2, governador e presidente.

 O que faço se eu me esquecer do local onde voto?Consulte as seções “serviços ao eleitor” e “título e local de votação”no site do TSE (WWW.tse.jus.br). (Fonte das perguntas e respostas: Folha de S. Paulo, caderno Eleições).

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/informacao-e-o-melhor-recurso-para-exercer-o-voto-consciente/