Inova Campinas apresenta até hoje tecnologia para pequenos negócios

by Webmaster | 11/06/2012 12:03

A inovação e a tecnologia aplicadas por micro e pequenas empresas, em diferentes segmentos, entre eles o novo mercado do petróleo e gás, estão sendo apresentadas no estande do Sebrae-SP durante o Inova Campinas – Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade & Mostra de Negócios, Tecnologia, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento, que acontece hoje e amanhã no The Royal Palm Plaza, em Campinas.

O objetivo do evento é destacar a cidade no cenário nacional como região do conhecimento, envolvendo os três principais pilares de sustentação da inovação – empresas, instituições de pesquisa e poder público, ampliando a competitividade da indústria e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Em um mesmo espaço, o Inova Campinas promove um congresso, um balcão de negócios e uma exposição. A iniciativa é da Fundação Fórum Campinas, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas, Ciatec e Sebrae-SP.

Como intuito de despertar a inovação entre as micro e pequenas empresas, o Sebrae-SP conta com um amplo estande onde um grupo de empresários apresenta soluções inovadoras aplicadas em seus negócios. "O evento é uma importante ação para acelerar a inovação no meio empresarial, independentemente do porte do negócio. A integração entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e poder público é fundamental para fortalecer o polo tecnológico de Campinas e região e ampliar a competitividade. As micro e pequenas empresas precisam abraçar essa ideia, da inovação, e esse é o papel do Sebrae-SP", afirma o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro.

Além de viabilizar a participação de MPEs, o Sebrae-SP realiza atendimento às micro e pequenas empresas no estande, com consultores nas áreas de Marketing, Finanças e Competitividade, e apresenta a palestra sobre o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O ALI tem o objetivo de capacitar profissionais recém-formados para elaborar diagnósticos das empresas, criar e acompanhar o plano de ação do empreendimento, propor estratégias para melhoria da gestão e monitorar os resultados das ações de inovação.

A Mostra de Tecnologia, Negócios, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento tem três ambientes:

-Oportunidades Municipais: Exposição das facilidades oferecidas pelos municípios do entorno de Campinas para o estabelecimento de novos empreendimentos. Participação de prefeituras municipais e entidades de fomento regionais, estaduais ou nacionais.

-Inovação e Tecnologia: Exposição de centros de P&D, públicos e privados, universidades e entidades de ensino tecnológico, parques científicos e tecnológicos, além de empresas de base tecnológica e/ou com processos e produtos inovadores, de qualquer segmento e porte.

-Startups / Spin-Offs: Exposição de empresas nascentes, de base tecnológica e/ou processos e produtos inovadores.  A entrada é gratuita.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/inova-campinas-apresenta-ate-hoje-tecnologia-para-pequenos-negocios/