Home  > Notícias do Varejo  > Inova no Varejo começa com ações em Artur Nogueira

Inova no Varejo começa com ações em Artur Nogueira

Parceria entre Sebrae e Sindivarejista chega ao município com intenção de melhorar o desempenho do setor varejista, por meio de capacitação e consultorias

O programa ‘Inova no Varejo’ desenvolvido pelo Sebrae em parceira com o Sindivarejista promove fez esta semana o primeiro encontro entre varejistas da cidade de Artur Nogueira. O programa foi lançado no final do ano passado no município, mas as ações começaram este mês. A primeira reunião aconteceu na Associação Comercial e Empresarial da cidade que fica na Rua Duque de Caxias, nº 2.204, no Jardim Santa Rosa. O foco do programa é dar dicas para os empresários de como vender mais e melhorar o comércio local.
 
O programa é gratuito e tem duração de cerca de um mês. No ano passado o projeto foi desenvolvido em centros comerciais de diversos bairros de Campinas e chegou a atender 60 comerciantes. No mês de setembro, por exemplo, atendeu varejistas do Distrito de Barão Geraldo e, em agosto, auxiliou comerciantes da região do Ouro Verde. No final do ano passado, o programa atendeu os comerciantes da região central de Campinas.

Durante a reuni&atildatilde;o foi apresentado a agenda do projeto e os temas abordados como “Visual Merchandising” e “Gestão Empresarial”. A coordenadora do projeto Taís Fernanda Camargo Antonio explicou que a intenção é buscar a necessidade de cada um dos estabelecimentos que participam dos encontros e dar respostas rápidas que alterem e melhorem a atuação de seus comércios. Serão no máximo três encontros e uma consultoria individualizada.

“Queremos dar agilidade para as mudanças imediatas nos comércios da região. Para isso faremos encontros e consultorias nos próximos dias e o conjunto de ações ocorrerá em no máximo um mês. A intenção é atrair mais clientes para os comércios”, afirmou Tais.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, lembrou da importância dos comerciantes locais se unirem e conversarem. “Por meio de uma rede criada é mais fácil conseguir comprar mais barato dos fornecedores e também, fica mais forte pedidos para melhorias na região as autoridades públicas. As mudanças acontecem quando as pessoas se unem”, disse Sanae.

Capacitação para o varejo

O ‘Inova no Varejo’ faz parte do programa do Sebrae ‘Comércio Varejista do Estado de São Paulo’, cujo objetivo é melhorar o desempenho das empresas do setor varejista, por meio de capacitação e consultorias individuais. Essa é a segunda vez que Sindivarejista e Sebrae realizam juntos esse programa em Campinas, com o mesmo modelo de diagnóstico e apresentação de ferramentas de inovação, que podem aumentar até 30% o faturamento. Dessa vez, o programa também pode ser feito na versão digital.

Os empresários entregam álbuns com fotos e informações de seus estabelecimentos para a consultora do Sebrae e coordenadora do projeto. Em seguida, os consultores do Sebrae fazem visitas às lojas que entregaram o material e fazem uma consultoria especializada individual com os varejistas. A consultoria é gratuita. Durante as reuniões os varejistas também aproveitam para discutir problemas comuns com a consultora e especialista.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br