Home  > Notícias do Varejo  > Energia inteligente no varejo

Energia inteligente no varejo

Há muitos aspectos a serem considerados ao levar em conta o consumo de energia no varejo e como o tornar mais eficiente nos variados segmentos do setor. Mas, de forma simples, podemos citar alguns sistemas que são fáceis de serem identificados e mudados, sem grandes transformações e nem muito investimento em um estabelecimento comercial. Um conselho é observar alguns grandes […]

Há muitos aspectos a serem considerados ao levar em conta o consumo de energia no varejo e como o tornar mais eficiente nos variados segmentos do setor. Mas, de forma simples, podemos citar alguns sistemas que são fáceis de serem identificados e mudados, sem grandes transformações e nem muito investimento em um estabelecimento comercial.

Um conselho é observar alguns grandes consumidores de energia, isto é, que necessidades o estabelecimento precisa para manter o seu negócio: por exemplo, o frio, o calor ou aquecimento e a iluminação de um espaço. Eles precisam estar em harmonia para você ter um melhor aproveitamento energético de seu espaço comercial.

Diferentes atividades requerem procedimentos específicos. A finalidade do empreendimento influencia a tomada de decisão no momento de planejar a eficiência energética e determina seu grau de aproveitamento. Uma loja de sapatos, por exemplo,
tem necessidades completamente diferentes de um minimercado.

Outro ponto que é preciso destacar é a circulação  de pessoas no seu espaço. Saber o movimento de funcionários, de clientes e equilibrar a demanda dos equipamentos, principalmente o uso do ar condicionado, é determinante para evitar o desperdício
de energia elétrica. Sistemas de ar condicionado, se  não forem adequadamente dimensionados, podem se tornar um grande vilão.

Hoje em dia há equipamentos com tecnologia que automaticamente controlam a necessidade/demanda do espaço. Caso seu equipamento não tenha esse perfil, fique atento à velocidade e às necessidades do seu espaço. O rodízio entre as máquinas em espaços maiores também é sempre uma saída positiva. Assim você cruza a temperaturas entre elas, lembrando que o
Energia inteligente no varejo ideal é uma média de 21ºC.

Se tiver um equipamento antigo, como o “de janela”, sugiro que, assim que possível, troque por um mais moderno, porque você estará com um aparelho mais eficiente, com menos gastos de manutenção e menor consumo de energia, tornando o investimento viável, além do menor ruído, que agregará mais conforto ao seu ambiente.

Se sua loja fica em comércio de rua, a sugestão é avaliar a utilização de película de vidro. Ela deixa o ambiente menos quente e demanda menos a utilização de aparelhos de ar condicionado. Há diversos modelos no mercado que atendem ao comércio.

Outra dica é em relação à instalação de equipamentos eletroeletrônicos. Estude muito bem o local onde eles serão instalados. Tem circulação de ar? É muito quente esse local? Tem circulação de pessoas? São pontos que devem ser evitados.

Outro sistema que pode ser eficientizado e talvez seja o mais simples de se viabilizar, é o de iluminação. A dica é utilizar  lâmpadas de LED, embora mais caras,  têm vida útil de 20 mil a 50 mil horas, enquanto as fluorescentes, podem alcançar até 6 mil horas. A combinação da vida útil mais extensa com a economia de energia proporcionada pelas lâmpadas LED, a médio prazo, traz vantagens ao varejista, retornando o investimento e reduzindo suas despesas futuras com contas de luz e substituição de sistemas de iluminação.

Em áreas de circulação esporádica, por exemplo, pode-se instalar sensores de presença. As economias com energia elétrica, combinando a utilização de lâmpadas LED com sensores de presença, pode chegar a 70%.

Cyro Barbosa Bernardes é especialista em engenharia elétrica, foi diretor de distribuição da CPFL Paulista e é proprietário da MCPAR Engenharia.

Este artigo foi publicado na edição 44 do Nosso Varejo

Clique aqui para ler a edição na íntegra

 

 

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook 🙂

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br