Intensivão de ‘Formação de Preço’ tem sua 1ª aula no Sindivarejista

by Webmaster | 20/05/2014 11:40

O especialista em finanças e professor do Senac Campinas, Carlos Campacci, abriu na manhã desta terça-feira (20) a primeira aula do curso “Formação de Preço” voltado para empresários do comércio varejista de Campinas e região. O intensivão é realizado por meio de uma parceria entre o Sindivarejista e Senac Campinas.

Ao todo 15 empresários do varejo assistiram a aula e puderam participar com perguntas e comentários sobre o assunto. A segunda e última aula acontece no próximo dia 27 – terça-feira da semana que vem.

A intenção do curso é ajudar o empresário do varejo a potencializar a competitividade de seus negócios com informações para adequar seus preços. Nas aulas são passadas formas de elaborar um novo preço que cubra os custos e as despesas do seu negócio da forma mais adequada ao mercado local.

O professor do Senac apontou vários assuntos importantes sobre o tema e destacou que o empresário tem que estar atento a tudo o que acontece em seu estabelecimento. “Quanto mais a empresa for profissional, mais cuidadosa será, e com isso terá menos dor de cabeça”, alertou sobre produtos que ficam exposto, principalmente em supermercados, com a data vencida. “Hoje há muitos clientes oportunistas que vão ao supermercado atrás dessas mercadorias, ainda na gôndolas porque sabe que tem o direito de levar de graça. Então fique de olho em tudo. Preço e custo envolve toda essa cadeia”, alertou.

Ele explicou que é necessário remover ou reduzir as características do produto para diminuir custos, além de ser necessário fazer uma seleção objetiva de determinação do preço. “Vai ter que escolher em qual sua empresa se encaixa para isso. Se é para sobrevida dela, maximização do lucro atual ou participação do mercado ou até mesmo liderança de mercado. Tem que ver em qual ela se encaixa”.

“A maioria das empresas não conhece a margem de contribuição dos produtos que tem”, afirmou. Na próxima aula acontecerão exercícios e atividades entre os participantes.

A presidente do Sindivarejista Sanae Murayama Saito participou da palestra e ressaltou a importância dos varejistas participarem de atividades como essa. “A intenção é unir a categoria pelo bem comum. É necessário ações como essa para que possamos melhorar cada vez mais e crescer o varejo da região”. Ela lembrou também que mensalmente há o Grupo de Gestão em Recursos Humanos que debate e traça ações para melhorar o dia a dia do varejo.

As aulas acontecem no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista na sede do sindicato na área central de Campinas. O curso começa às 8h30 com previsão de encerramento ao meio dia.

Após os dois dias de treinamento será sorteado entre os participantes um e-CNPJ A3 com validade de 3 anos, em cartão, acompanhado da leitora.

Confira o Programa:

• Elementos que compõem o preço de vendas.
• Planilha de preço de venda
• Análise de resultados, com foco em custos, preços e desempenho.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/intensivao-de-formacao-de-preco-tem-sua-1-aula-no-sindivarejista/