Home  > Notícias do Varejo  > Invista em kits para alavancar vendas no Dia dos Namorados

Invista em kits para alavancar vendas no Dia dos Namorados

SindiVarejista traz mais dicas, com apoio do Sebrae, para que o comércio saiba usufruir desta comemoração. O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do varejo

O Dia dos Namorados vem como uma boa oportunidade para o varejo aquecer as vendas, mesmo num momento de pouco otimismo com a economia. Por isso, além de caprichar na vitrine é preciso investir em kits e promoções para agradar e estimular o cliente a comprar para que a data seja aproveitada ao máximo.

Nesta semana, o SindiVarejista traz mais dicas, com apoio do Sebrae, para que o comércio saiba usufruir desta comemoração. O Dia dos Namorados, festejado em 12 de junho, é a terceira data mais importante do varejo, superando o Dia dos Pais e atrás do Natal e Dia das Mães.

A sugestão é que os preparativos já sejam iniciados agora para que a falta de planejamento não emperre as vendas. A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, afirma que a tendência é que a maior parte dos consumidores compre “lembrancinhas”, mas que isso não impedirá que as vendas aconteçam. “É preciso usar a criatividade neste momento, inventar, renovar para não perder a chance de aquecer e movimentar a loja”, disse.

Confira as dicas selecionadas pelo SindiVarejista com apoio do Sebrae.

Todos podem ter uma vitrine bonita

Qualquer comerciante, independentemente do tamanho do seu negócio, pode montar uma bela vitrine. Basta usar a criatividade. Use materiais alternativos, ecológicos ou reciclados. Comprar ou fazer parcerias com organizações de inclusão social é uma maneira positiva de encantar o cliente. A vitrine é o cartão de visitas da loja, se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perderá a oportunidade da “compra por impulso”. Aposte na comunicação visual.

Não repita. Use a criatividade

Evite repetir a mesma vitrine de anos anteriores com mesmo tema e elementos desbotados. Em uma boa vitrine, a área central é seu ponto mais nobre e deve ser reservada para a mercadoria que você vende mais. Fica a cerca de 1,60m do chão, no meio da vitrine. Essa mercadoria deve estar em primeiro plano. Coordene para que as cores fiquem harmônicas, obedecendo ao espaço entre uma mercadoria e outra de, no mínimo, 10cm. Não descuide dos focos de luz, mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do consumidor. Organize todos os preços da vitrine mantendo-os do mesmo lado em todos os produtos para neutralizar a sua interferência. Preço e formas de pagamento visíveis na vitrine atraem clientes. Exponha os produtos em alturas diferenciadas para dar uma sensação de ritmo e movimento.

Faça menção ao Dia dos Namorados

A vitrine deve difundir o clima de amor, carinho e sensualidade. Os enfeites mexem com o estado de espírito das pessoas e, nessa época, é a emoção que faz a compra. Cuidado para não transformar a sua vitrine num ambiente poluído. Mostrar tudo o que tem na loja dificulta a visualização e evita que o cliente se detenha para apreciá-la. Fique atento à escolha de cores.

Faça kits e atraia seus clientes. Veja algumas sugestões:

Cesta de Café da Manhã: invista em frutas, pãezinhos, frios, iogurte, suco de fruta etc. Aproveite também para colocar uma caneca ou xícara, que fará o presenteado (a) se lembrar sempre desse presente!

Kit Chocolate: a caixa de bombons já é uma ideia bem antiga, mas se ela for inteiramente comestível, é uma boa ideia. A sugestão é uma caixa toda feita de bolo e em formato de coração. Depois é só encher com diversos bombons decorados.

Kit Guloseimas: se você acha que dar apenas chocolates é algo muito simples, que tal dar uma incrementada? Chocolates, balas, biscoitos e bolinhos juntos com uma caneca bem romântica ou com a foto do casal e um bichinho de pelúcia são boas opções.

Kit Jantar: se você tem um restaurante ou um mercado, sugira aos namorados um jantar do tipo “faça você mesmo”. Monte kits elaborados com comidas que aguçam o olhar, o olfato e o paladar, como salmão, carne vermelha e frutos do mar. Para a sobremesa, opte por chocolate e frutas vermelhas. Não se esqueça de acrescentar no kit um champanhe ou um bom vinho.

Kit Manhã: para acordar de uma forma bem romântica, que tal um convite para passar o dia juntos, com uma cesta com sais de banho, sabonetes, shampoo, loção pós-banho e creme hidratante.

Kit Romântico (para as floriculturas): monte um kit com muitas pétalas de rosas, velas e CD de músicas românticas para o casal curtir juntos.

LEIA TAMBÉM:

Confira as dicas de como se planejar para o Dia dos Namorados

Sebrae promove curso de vitrinismo no SindiVarejista dia 02/06


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br