Ivo Dall’Aqua, diretor da Fecomercio, diz que “o trabalho é um patrimônio”

by Webmaster | 07/11/2012 11:15

“O emprego e o trabalho deveriam ser tratados como patrimônio da sociedade”, defende Ivo Dall’Aqua, diretor da Fecomercio e atual secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara. Tecnicamente aposentado desde 99, ele diz que hoje trabalha muito mais e com mais prazer. Sua maior satisfação é promover ações que façam diferença nas vidas das pessoas.

Convidado por Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista, a integrar o Conselho do Programa Conexão Empresarial Sindivarejista, ele acredita que o trabalho é só um começo para contribuir para a melhoria de vida. “Quando você vê a transformação na vida de uma pessoa graças a projetos como estes (Conexão Empresarial e Conexão Social), já valeu”, afirma o diretor, que aceitou o convite do Sindivarejista.

“Aquilo que cobramos do trabalhador serve para os pequenos empresários. Ele não pode parar de se atualizar.” Dall’Aqua começou a trabalhar aos 14 anos. Aos 16, foi para São Paulo em uma fábrica de tintas. Voltou para Araraquara e propôs sociedade aos irmãos. Sempre interessado em assuntos que íam além do negócio, Dall’Aqua candidatou-se em 83 a juiz classista. “Visitei o comércio para pedir voto. Tive mais que o presidente do sindicato. Falaram para eu ir à federação do comércio, eu fui e tudo começou. Em 84 fui eleito presidente do sindicato, onde fiquei até 92. Depois fui nomeado juiz classista em Campinas. E voltei a presidir o sindicato em Araraquara em 99.”

Dall’Aqua diz que nada deste universo seria possível se não existissem as contribuições sindicais, que garantem o bom andamento das coisas, as conquistas, os avanços e a realização de grandes projetos. Ele lembra que o comerciante foi por muito tempo o formador de opinião. “Hoje é diferente, mas não é só comprar e vender, enquanto lojista; ou enquanto sindicalista ficar tratando de relações de trabalho. Há uma Economia do simbólico que movimenta outras coisas.”

Bacharel em direito e técnico em contabilidade, Dall’Aqua presidiu o Sincomércio de Araraquara em 84 e 93 e de 99 a 2009. Atualmente é diretor-secretário do Sincomércio Araraquara, representante efetivo da Fecomercio na Comissão Estadual de Emprego e do Conselho Regional junto ao Conselho Nacional do Sesc, membro efetivo da Comissão de Enquadramento Sindical do Comércio, integrante da Diretoria da ABAS 15 – Justiça do Trabalho 15ª Região Campinas e vicepresidente da Fecomercio, onde também preside o Conselho de Assuntos Sindicais.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1])
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/ivo-dallaqua-diretor-da-fecomercio-diz-que-o-trabalho-e-um-patrimonio/